Em uma nova parceria com a Tembici, startup que administra os principais sistemas de bicicletas compartilhadas no Brasil, a Uber vai lançar a opção de viagem em bikes compartilhadas. O usuário poderá localizar as estações em sua região através do aplicativo e, então, receber um código para destravar a bicicleta e começar o seu trajeto. As informações são da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).
+ Uso de bikes compartilhadas é alternativa para desafogar o trânsito em SP, aponta estudo
+ Quer viajar gastando pouco? Conheça 3 aplicativos de carona compartilhada
O valor das viagens com bike pelo aplicativo da Uber será o mesmo praticado no app das bicicletas compartilhadas.
A opção de bikes compartilhadas no Uber estará disponível a partir de abril apenas em Recife. A empresa informou, no entanto, que São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre também receberão a novidade em breve. O objetivo é ampliar a parceria para todas as cidades da América Latina em que a Tembici atua.
A Tembici segue com as parcerias já estabelecidas anteriormente, inclusive com o Itaú, que continuará alugando as bicicletas por meio de seu aplicativo. Além disso, está em processo a ampliação da sua frota de bikes elétricas para compartilhamento, principalmente em São Paulo, Rio, Porto Alegre e Belo Horizonte. E elas também poderão ser liberadas pelo app da Uber.
Com essa parceria, a Tembici, que detém 90% do mercado de bicicletas compartilhadas, prevê um crescimento de 50% em sua receita neste ano. A startup fechou 2022 com uma frota de 20 mil bikes em circulação, que deve se expandir também em 50% em 2023 graças ao aporte recente do BNDES de R$ 160 milhões.