Esquiador e fotógrafo profissional, Francis Zuber, salva homem soterrado e filma cena aflitiva. O caso aconteceu enquanto Zuber descia uma trilha do Monte Baker, em Washington, noroeste dos Estados Unidos.
Leia mais:
+ Vídeo: mar revolto lava banhistas em Itacoatiara
+ 7 resorts de esqui na América do Sul para matar sua fissura de neve
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Apesar de ter acontecido em 3 de março, Zuber só publicou o vídeo completo do resgate na última semana, acompanhado de um alerta aos outros esquiadores. Ele escreveu em seu Instagram: “Se você gosta de esqui ou snowboard, tire um tempo para ver esse vídeo. As montanhas não se importam com o quanto de habilidade ou experiência você tem no esqui”.
Enquanto descia a trilha, Zuber notou o equipamento de outro esquiador jogado por cima da neve e percebeu que o dono estava soterrado, a pouco mais de um metro abaixo do solo. O esquiador soterrado, Ian Steger, não fazia parte do mesmo grupo de Zuber e havia tomado uma outra rota, fora da trilha. Steger ficou preso em um “poço de árvore”, um espaço abaixo da árvore que não é coberto por neve e cria um buraco em volta do tronco.
Zuber também caiu na mesma armadilha, mas o buraco era menos profundo em relação àquele em que Steger ficou preso. Caso não tivesse sido resgatado, Steger poderia ter morrido soterrado, algo que infelizmente já ocorreu inúmeras vezes nos Estados Unidos.
Zuber enfatizou a importância de estar treinado para lidar com essas situações e de cuidar uns dos outros na montanha. Ele concluiu sua mensagem no Instagram dizendo: “Sou grato por saber apenas o suficiente para sobreviver e realizar um resgate bem-sucedido. E sempre cuidem uns dos outros”.
Assista ao vídeo em que o esquiador salva o homem soterrado: