Quando se fala em envelhecer, qual a primeira coisa que vem à cabeça? Para muitos, o primeiro pensamento é a aposentadoria, viagens, felicidade. Para outros, envelhecer é sinônimo de doenças, pouca mobilidade, ou ficar em casa assistindo a programas inúteis na televisão. Já sabemos que envelhecer faz parte do processo fisiológico do ser humano, sendo assim, por que temos tanto tabu sobre este assunto?
A explicação é bastante óbvia: nós não gostamos da ideia de ficarmos mais velhos. Temos a impressão de que, com o passar dos anos, a vitalidade se esvai. Durante o envelhecimento, de fato alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais acontecem e merecem cuidados. Mas sabemos também que, atualmente, com mais acesso à medicina moderna e aos esportes, isso deixou de ser verdade.
Veja também
+ 11 hábitos simples para um envelhecimento saudável
+ 5 dicas para acabar com o tédio nos treinos longos
+ Semana Internacional de Vela de Ilhabela chega à sua 50ª edição
Dados do IBGE de 2022 também confirmam: em dez anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população. A população total do país foi estimada em 212,7 milhões em 2021, o que representa um aumento de 7,6% ante 2012. Nesse período, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou: em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período.
O auge da nossa vida está bem mais tarde. Quando nos conhecemos melhor e desenvolvemos novas habilidades. A expectativa de vida está aumentando todos os dias. De acordo com o IBGE, esse índice subiu para 76,8 anos em 2020. Para os nascidos em 2019, por exemplo, a expectativa era viver, em média, até 76,6 anos
São tantos tabus que cercam o chamado “envelhecimento”, por isso precisamos falar cada vez mais sobre este processo, tão natural da raça humana. Os idosos estão mais saudáveis do que nunca e ainda têm boas chances de continuar escolhendo para “quem vão dar o primeiro pedaço do bolo”.
Envelhecer é muito bom! Para chegar à idade de forma saudável, é preciso se cuidar desde cedo. Boa alimentação, exercícios, e cuidados com a saúde são primordiais. Dessa forma, a idade vai ser mais uma fase maravilhosa da vida.
Já parou para pensar desta forma? Envelhecemos, porque estamos vivos, então vamos fazer deste processo um caminho bacana.
*BIANCA VILELA é autora do livro Respire, palestrante, mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde em grandes empresas por todo o país há quase 20 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial.