RMG 2023 fecha primeira etapa e já projeta crescimento para Atibaia

A primeira etapa da temporada 2023 do Rocky Mountain Games chegou ao fim neste domingo (2), em Campos do Jordão, em grande estilo, alto astral e mais um dia de sol e calor. E já deixa um gostinho de quero mais para os mais de 800 atletas, seus familiares e amigos, que totalizarem um público de 1.800 pessoas em dois dias de evento.

Confira aqui todos os resultados de domingo do Rocky Mountain Games 2023

E as tribos do bikers e corredores não precisarão esperar muito para voltar a se reunir no maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil. A segunda etapa do circuito está marcada os dias 20 e 21 de maio, na Pedra Grande, em Atibaia.

Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content, confirma ter recebido somente feedbacks positivos dos atletas e, com isso, a expectativa para a etapa seguinte é de crescimento. “As mudanças feitas no percurso tiveram 100% de aprovação.

A alteração na data também (antes o Rocky Mountain Games começava a temporada em Atibaia) foi um acerto, pois tivemos dias de sol e bem menos frio em relação aos anos anteriores, sempre chuvosos. Agora é trabalhar para a etapa da Pedra Grande, onde esperamos chegar à casa dos mil inscritos”, projetou.

Para participar da segunda etapa do circuito, em Atibaia, basta fazer a inscrição no site oficial do evento Rocky Mountain Games ou diretamente no site da TicketSports.

Os campeões do domingo

ROCKY MAN E ROCKY WOMAN
Hugo Amaral (Vidativa/Juiz de Fora)
Isabela Gonzaga (BFL Esportes/Poços de Caldas)

MTB 25KM
Lucas Mendonça (Vivavox) – 1:24:44.805
Jéssica Zinezi (DR Team) – 2:22:55.037

MTB 50KM
Luiz Honório (Colli Bikes) – 2:17:43.364
Marcella Toldi (São Paulo) – 2:49:33.376

GRAVEL
André Froes (Ponto Bike Arrival) – 1:46:20.849
Raquel Farcioli (S2 Bikeshop) – 2:23:08.701

UPHILL
Ayslan Miragaia (Life Runners Brasil) – 22:57.945
Giovanna Martins (Giovanna Martins Assessoria) – 27:52.302

Sabadão corrido

O maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil abriu a temporada 2023 no sábado (1o.), em Campos do Jordão, com provas de Trail Run e Canicross. A criançada não ficou de fora, com o início das atividades do Acampamento Go Outside, com muita diversão e aprendizado em meio à natureza.

Confira aqui todos os resultados de sábado do Rocky Mountain Games 2023

O dia amanheceu cinzento e frio em Campos, com temperaturas na casa dos 9 graus. Mas, como a locutora Fabiana Ferreira, a Fabi, anunciava logo às 6h: “Neblina baixa, sol que racha”. E ela estava certa. Um céu azul e temperatura agradável recebeu os atletas na linha de chegada. Primeiros a largar e entre os últimos a cruzar a linha de chegada, os atletas dos 42km chegavam exaustos, mas felizes após a maratona de Trail Run.

Atletas durante a prova de Canicross na etapa de Campos do Jordão do Rocky Mountain Games que acontece neste fim de semana no interior de São Paulo. Foto: Jade Rezende/Go Outside
Atletas durante a prova de Canicross na etapa de Campos do Jordão do Rocky Mountain Games que aconteceu neste fim de semana no interior de São Paulo. Foto: Jade Rezende/Go Outside

Para a bicampeã Sandra Rosa Oliveira, a maratona do Rocky Mountain Games teve um significado especial. “Amanhã (este domingo, dia 2) é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Eu nem havia pensado nisso antes, mas a prova fluiu e comecei a pensar no meu filho, o Gustavo. Essa corrida foi para ele”, disse, emocionada e entre lágrimas, após cruzar a linha de chegada em Campos do Jordão.

Nos 21k masculino, a briga foi boa entre Ayslan Miragaia, Celio Augusto da Rosa, o Celinho, e Douglas Gouvea. No final, melhor para Ayslan, atleta de São José dos Campos. “Foi uma prova dura, mas muito boa. Contra o Celinho e Douglas nunca é fácil, mas estou muito feliz com a vitória”, disse. No feminino, a favorita Giovanna Martins confirmou as expectativas. “Quando recebi o convite, não podia deixar de vir, comentou.

O pódio dos 6k e 10k foi dominado por atletas locais. Entre os quatro campeões da categoria geral – dois do masculino e dois do feminino – três são de São José dos Campos.

Atrações da Arena em Capivari

Se as trilhas e o novo percurso renderam elogios, a Arena Rocky Mountain Games não ficou atrás. Além de estrutura para acomodar visitantes, turistas, amigos e familiares dos atletas, com opções de boa comida e bebida, o show com a banda Crazed Country Rebels e o festival de cinema ao ar livre foram diferenciais.

DCIM101MEDIADJI_0002.JPG

Outro ponto que chamou a atenção do público foi a exibição ao vivo das disputas. Com transmissão da Trail TV, foi possível acompanhar pelo telão, em tempo real, a emoção e os esforço dos corredores e bikers pela Serra da Mantiqueira.

Testado e aprovado

Quem já tem participação garantida no evento da Pedra Grande são os vencedores da etapa de Campos do Jordão. “Com certeza estarei em Atibaia. Vim para Campos curti, pois gosto de prova longa e consegui uma vitória que não esperava. Foi minha primeira vez no Rocky Mountain Games e achei muito legal. Prova incrível. Organização impecável. Mais ainda por incluir o Gravel, uma modalidade que está  crescendo cada vez mais”, disse André Froes, campeão dos Gravel 40km.

Luiz Miguel Campos Honório, campeão do Mountain Bike 50km é outro estreante que pretende fazer o circuito completo do Rocky Mountain Games. “Gostei muito da prova, um nível muito forte. Correr em Campos sempre é duro, terreno pesado. Estava meio úmido, com bastante lama e isso dificultou um pouco. Mas sou da vizinha Maria da Fé e conheço bem a região”, comentou. Já Maikon Oliveira não passou perto do pódio, mas chamou a atenção de todos ao encarar as trilhas sobre uma bicicleta de uma roda só, um monociclo.

Quem também gostou foi a primeira colocada dos 50km. “Foi muito legal. Gostei do percurso, que foi Mountain Bike de verdade: duro, técnico, divertido, um monte de single track legal. Nota 10”, comentou Marcella Toldi.

Jéssica Zinezi, bicampeã dos 25km, elogiou o evento como um todo. “A estrutura é show, a prova é impecável. Ano passado ganhei aqui em Campos, fiz segundo em Juquitiba e este ano pretendo correr também em Atibaia.”

Jéssica Zinezi, bicampeã dos 25km, elogiou o evento como um todo. Foto: Divulgação
Jéssica Zinezi, bicampeã dos 25km, elogiou o evento como um todo. Foto: Divulgação

O Uphill encerrou a programação esportiva neste domingo. E teve cara de “Vale a pena ver de novo”. Campeões do Trail Run 21km, no sábado (1), Ayslan Miragaia e Giovanna Martins foram os mais rápidos no percurso de subida até o Pico do Imbiri. “Só a sensação de ser desafiada aqui em Campos, já valeu a pena. E ganhar essa premiação dupla só me fez agradecer a Deus e aos amigos, que fizeram o convite. Esse desafio modifica a gente para a vida e estarei em Atibaia”, disse Giovana.

Rei e Rainha da montanha

Minas Gerais dominou o Desafio do Rocky Man e Rocky Woman em Campos do Jordão. Isabela Silva Gonzaga, de Poços De Caldas, e Hugo Amaral, de Juiz De Fora, foram os atletas que somaram mais pontos na combinação das provas Trail Run 21 km, Mountain Bike 50 km e Corrida Uphill e levantaram o título de Rei e Rainha da Montanha. Hugo, inclusive, é bicampeão brasileiro de cross triathlon e onze vezes finisher do Ironman.

Diversão infantil

As crianças também se divertiram em Campos do Jordão. O Acampamento Go Outside, no sábado e domingo, levou meninos e meninas para uma expedição com trekking e atividades ao ar livre. Para quem ficou na arena, além de muito espaço para correr e brincar, os pequenos puderem “radicalizar” na cama eslástica e slackline.

Próximas Etapas

Diferentemente da temporada 2022, Atibaia e Campos do Jordão invertem a ordem no circuito Rocky Mountain Games neste ano. “A ideia é aproveitar melhor as condições de cada região. Desta forma, a nossa caravana seguirá para a Serra da Mantiqueira no outono ao invés do inverno”, explica Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

Com essa novidade de calendário, as etapas seguintes do maior festival de esportes e cultura de montanha do Brasil serão em Atibaia, entre 20 e 21 de maio; e Juquitiba, dia 26 agosto, confirma a Rocky Mountain Sports Content, organizadora do circuito que chega à terceira temporada.

O Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.