5 dicas para melhorar a técnica de descida no Mountain Bike

Por Redação

Mountain Bike é uma das atrações do RMG 2023 - Foto: Ricardo Leizer / Rocky Mountain.

A abertura da temporada de 2023 do Banco Master Rocky Mountain Games já está batendo na porta e, com certeza, os atletas inscritos nas diversas modalidades estão se dedicando aos treinamentos para alcançarem uma boa performance na competição.

Leia mais:

+ Duas maneiras de rastrear seus dados de treinamento e aumentar seu desempenho

+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

A primeira etapa do evento acontecerá em Campos do Jordão (SP) nos dias 1 e 2 de abril, e para auxiliar os competidores de Mountain Bike a se prepararem adequadamente, buscamos algumas dicas específicas para melhorar a técnica de descida.

Quando se trata de treinamento de ciclismo, a maioria das pessoas está altamente focada em melhorar seu condicionamento físico.

Números de potência e impressionantes feitos de resistência são frequentemente o tema de conversa quando se discute a capacidade de um atleta de se destacar no ciclismo. No entanto, as habilidades cardiovasculares e musculares são apenas parte da equação.

Quando observamos os melhores atletas realizando seu ofício, muitas vezes ficamos impressionados com suas capacidades de fazer curvas nas descidas, enfrentar terrenos difíceis e pilotar suas bicicletas. A capacidade de descida não apenas torna pilotos mais capazes, como também mais rápidos.

Mesmo que você já esteja estabelecendo os tempos mais rápidos nas descidas, se conseguir manter o mesmo tempo nas descidas gastando menos energia (mental ou física), você economizará energia para as subidas e ainda terá um tempo geral mais rápido. É por isso que todos os competidores devem reservar um tempo no treinamento para melhorar a técnica de descida.

Para auxiliar os competidores da modalidade, Marcio Prado, idealizador do Zoom Bike Park e do curso Zoom de Técnicas de MTB, separou 5 dicas valiosas que podem ajudar a melhorar as habilidades de descida. Marcio também é instrutor formado pela escola canadense PMBIA.

5 dicas para melhorar a técnica de descida no Mountain Bike:

1. Olhar

Olhe para onde você quer ir! O olhar dispara comandos ao seu sistema neuro motor que ativam reflexos, entre eles os reflexos de manter a direção da bike.

2. Freios

Foto: Zoom Bike Park

Use apenas o dedo indicador para frear. Os sistemas de freio a disco hidráulicos são potentes, usar mais que um dedo é força demais para o sistema, podendo ocasionar derrapagens indesejadas e perda de controle. Usando apenas o dedo indicador, você terá uma melhor pega no guidão da bike.

3. Corpo relaxado

Foto: Zoom Bike Park

Relaxado mas alerta, “al dente”. Com o corpo relaxado, menos tensão, melhor equilíbrio e absorção de impactos e menos isometria, com isto mais resistência. O conjunto olhar + boa respiração ajudam a melhorar a técnica.

4. Posicionamento para descidas

Para pilotar a bike na descida sem necessidade de pedalar, fique sempre em pé. Quando o terreno está fácil e com pouca inclinação, pernas estendidas, com maior velocidade e inclinação, flexione um pouco os joelhos e cotovelos, mantendo o corpo centralizado entre os eixos. A dica é, sinta os pés pesados e mãos leves! Confira abaixo o vídeo do canal do Youtube Zoom Bike Park que conta com inúmeras dicas

5. Posicionamento para subidas

 

Ter atenção às técnicas de subida, lhe trará otimização de seu gasto energético. Dessa forma, ao chegar na descida, você terá mais energia e com isto mais capacidade de atenção – o que também trará mais segurança. Incline o tronco para baixo enquanto senta mais a frente no selim. Se necessário pedale em pé, mantenha o tronco baixo e cuidado para não perder tração. Assim você terá maior controle.

Dica bônus: Se você quer ter acesso a mais dicas de técnicas de mountain bike, acesse o canal do Youtube do Zoom Bike Park. Abaixo deixamos um exemplo de conteúdo valioso sobre a posição de ataque no MTB:

Outras modalidades do Rocky Mountain Games

A etapa de Campos do Jordão do Banco Master Rocky Mountain Games contará com 25km e 50km de Mountain Bike. Além disso, o evento terá provas de 4km de Uphill e 21km Trail Run, que terá também percursos de 6km, 10km e 42km, além do Gravel, disputado na distância de 40 km entre asfalto e trilhas. Outra modalidade de sucesso é o canicross, em que tutores e seus mascotes contarão com um percurso de 4km nas trilhas da Serra da Mantiqueira.

Para os “Brabos”, o Rocky Mountain Games também tem seu triathlon. No Rocky Man e Rocky Woman, os atletas precisam somar o maior número de pontos em três provas: Trail run 21 km + Mountain bike 50 km + Corrida Uphill será o campeão.

Em 2023, o Rocky Mountain Games terá ainda as etapas de Atibaia, em 20 e 21 de maio, e Juquitiba, dia 26 agosto. O evento é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com apoio de Mynd e cerveja Patagonia.