Para muita gente, o período da noite é o melhor momento do dia para pedalar, correr com os amigos, fazer trilhas, surfar ou curtir um rolê de skate.
Quem participa de provas longas também está acostumado a sacrificar parte do sono ou dos horários de almoço para aprimorar a performance.
Na maioria das vezes, não são atletas em tempo integral e precisam adaptar os treinos em função de outras atividades.
Mas, antes de se jogar na noite para treinos e rolês, é preciso alguma cautela. Por isso separamos algumas medidas de segurança para outsiders noturnos.
Veja também
+ Banco Master Rocky Mountain Games busca mais mulheres em suas provas
+ O que vestir no seu primeiro triathlon?
+ Vídeo: australiana ensina surf à sua galinha de estimação
Bikers e corredores
>> As ruas e estradas estão mais livres nos horários alternativos, mas ainda assim é preciso ser notado pelos carros e caminhões. Para não sumir do campo de visão dos motoristas, use roupas e acessórios mais vivos, de cores flúor, por exemplo, e invista nas luzes para a bike.
>> Estar em grupo ou ter um carro de apoio acompanhando o treino também é uma boa para evitar roubos e outros episódios traumáticos.
>> Bike e balada não necessariamente combinam. Se beber, não pedale.
Surfistas
>> Prefira as praias com iluminação. À noite fica difícil ver a série, e as luzes servem de referência para quem está dentro d’água.
>> Evite entrar no mar à noite em dias de ondas grandes. Com a praia vazia fica difícil pedir ajuda em alguma situação mais extrema.
Outsiders noturnos: Trilheiros
>> À noite ou de dia, é sempre bom que alguém, além de você, saiba do seu roteiro. Antes de sair para a trilha, avise seu itinerário para alguém próximo.
>> No caso de trilhas noturnas, às vezes é melhor estar mal acompanhado que sozinho.
>> Não se esqueça de conferir as baterias das lanternas e levar extras para evitar ficar no breu no meio do trajeto.
Skatistas
>> Não desça ladeiras na contramão.
>> Use sempre equipamento de proteção.
>> Uso de gerador (no caso do street) e andar em grupo grande para evitar os “bichos-soltos” da noite.