O seu cachorro pode ser um ótimo parceiro de trilhas – seja trekking ou corrida – por vários motivos. Por um lado, eles estão sempre felizes em acompanhá-lo e até mesmo fornecer motivação para sair – afinal, cachorros precisam de exercícios! Por outro, eles adicionam segurança às suas aventuras individuais ao impedir encontros indesejados com animais selvagens e até mesmo com humanos.
+ 6 motivos para você participar da abertura do Banco Master Rocky Mountain Games
+ Canicross: os melhores equipos para seu cão no Banco Master Rocky Mountain Games
Além disso, os cães também fornecem uma companhia silenciosa – seu amor incondicional e receptividade para qualquer corridinha que você planeje podem ser exatamente o apoio e a companhia necessária.
Um bônus que beneficia vocês dois: os cães ficam mais felizes correndo na terra e em outras superfícies naturais do que correndo nas estradas. “Superfícies duras, como concreto e asfalto, têm o mesmo tipo de impacto nas articulações de cães e humanos”, diz a veterinária Sarah Wooten, do Colorado, que acrescenta que superfícies macias são melhores para cães.
Veja como maximizar seu tempo na trilha com o melhor amigo do homem.
Certifique-se de que eles estão prontos para trilha
Os veterinários recomendam esperar até que um cachorro tenha um ano e meio ou dois anos antes de começar a correr com você. O motivo da espera é que as placas de crescimento dos cães precisam fechar o suficiente para causar os impactos dissonantes de correr com segurança para suas articulações. Também é aconselhável que seu cão seja examinado para um exame geral de saúde e que você converse com o veterinário sobre os planos de correr com seu filhote.
Escolha uma trilha boa para cães
A escolha de rotas ao longo de riachos ou lagos permite que os cães se refresquem bebendo ou mergulhando na água. Mas lembre-se: É uma boa ideia verificar os avisos locais sobre a qualidade de fontes naturais de água.
Especialmente em clima quente, escolher uma trilha ao longo da água ou uma que seja sombreada pela cobertura de árvores também ajudará a manter o seu cão confortável. Outras coisas a considerar: uma trilha rochosa e íngreme que retarda você, o corredor humano, pode criar um ritmo preferível para certos cães; um terreno liso e plano fará com que ambos corram mais rápido.
Participe do canicross no Rocky Mountain Games
Canicross é um esporte muito divertido no qual tutor e cão correm junto. A modalidade está crescendo no Brasil, mas ainda conta com número baixo de competições nacionais.
Na busca de incentivar o homem e seu melhor amigo, o Rocky Mountain Games é um dos poucos eventos que tem o canicross como marca registrada. E o melhor é que a primeira etapa do festival já tem data e local: 1 e 2 de abril em Campos do Jordão, no interior paulista.
Se seu cão tem mais de 12 meses e estiver apto à atividades físicas – liberados por atestado veterinário ou termo de responsabilidade – vocês podem participar da modalidade que terá trajeto de 5km e largada às 7h15 do dia 1 de abril.
A oportunidade é ideal para quem busca uma corrida com estrutura e segurança em um destino com clima perfeito para o seu melhor amigo. Isso sem contar que vocês poderão fazer muitos novos amigos pets e humanos.
Faça a inscrição aqui.
Ver essa foto no Instagram
Traga um saquinho de cocô
Pegue o cocô! Cocô de cachorro contém patógenos que normalmente não seriam encontrados na natureza (ao contrário de, digamos, cocô de onça ou outro animal selvagem). Além disso, nenhum outro usuário de trilha humana deveria ver – ou pior, pisar – no cocô do seu cachorro.
Não esqueça a trela do seu cão
A menos que você viva em uma área que permita cães sem coleira e tenha um cachorro que não pula em outras pessoas ou outros cães, corra com seu cão na coleira. Considere coleiras e arreios de mãos livres feitos para esse fim. Outro benefício de manter seu cão na coleira, mesmo que seja controlado por voz: segurança. É muito mais seguro, especialmente em áreas onde animais como cobras, aranhas e predadores maiores vivem.
Leve água para dois
Se estiver correndo uma distância considerável, ou mesmo a distância mais curta em um dia quente, leve água suficiente para você e seu cão. Alguns cães bebem água esguichada de uma garrafa. Outros vão querer que você despeje água em uma tigela ou, pelo menos, que você coloque as suas próprias mãos em concha para hidratá-lo.
Prepare o seu carro – se você usá-lo para chegar na trilha
Se estiver dirigindo para o início da trilha, convém levar uma toalha para limpar um cachorro potencialmente sujo após a corrida. Outros itens relacionados a cães para levar no carro: água extra e possivelmente uma cama de cachorro, dependendo de onde seu cão se senta no carro.
Informe-se sobre a presença de parasitas
Se você mora e corre onde os carrapatos são predominantes, verifique seu cão e a si mesmo cuidadosamente após a corrida e remova os sugadores de sangue. A American Kennel Club recomenda limpar a área com álcool e pinças, certificando-se de remover a cabeça do parasita.
Seja um parceiro de equipe
Saiba que correr com um cachorro é como correr com um parceiro humano, exceto que o cachorro não pode dizer verbalmente que precisa de uma pausa e muitas vezes vai além de suas zonas de conforto para agradar seus companheiros humanos. Se o seu cão estiver mostrando sinais de fadiga, diminua o ritmo ou pare para fazer uma pausa. Se o seu cão é novo em correr ao seu lado, trate-o como se fosse um novo corredor e comece com distâncias mais curtas e/ou um método de corrida e caminhada para mantê-lo saudável e alegre, juntando-se a você regularmente em aventuras de corrida em trilha.