Você comprou uma linda bicicleta nova e está adorando, mas ela não funcionará sem problemas para sempre. Abaixo, apresentamos algumas dicas preventivas, como diagnosticar problemas básicos e alguns cuidados para conservar melhor a sua mountain bike.
Limpe e lubrifique seu sistema de transmissão
O trem de força da sua bicicleta consiste em inúmeras peças minúsculas projetadas para fazer coisas muito diferentes. Mas todas eles precisam trabalhar em sincronia, desde os dentes estreitos e largos na coroa até o cabo de aço que o câmbio puxa e solta, e especialmente as engrenagens usinadas e o paralelogramo móvel que é o desviador. Embora tudo isso pareça complicado, há uma coisa muito simples que você pode fazer para que funcione sem problemas: mantenha-o limpo e lubrificado .
Qualquer grão e sujeira preso em seu drivetrain, e especialmente em sua corrente, age como uma lixa para desgastar as coisas lentamente. Isso pode acontecer surpreendentemente rápido, dependendo de onde e como você está andando, mas um pano borrifado com um limpador à base de álcool, uma escova de dentes velha e alguns minutos do seu tempo são tudo o que você precisa. Faça isso após cada dois ou três passeios, juntamente com uma nova lubrificação de sua corrente.
Existe um jeito certo e um jeito errado de lubrificar sua corrente, e você definitivamente não quer usar muito. Idealmente, uma gota de lubrificante em cada rolo da parte superior e inferior é perfeita.
Use a pressão correta dos pneus
Sua bicicleta provavelmente usa pneus sem câmara, um sistema muito mais confiável do que as câmaras de ar. Mas como o ar ainda pode vazar de muitos lugares, inclusive pela parede lateral, por isso, é sempre melhor verificar a pressão dos pneus antes de cada pedal.
A pressão dos pneus tem um impacto enorme no desempenho da sua bicicleta. Muito baixo e seus pneus vão dobrar quando você fizer uma curva, fazendo com que o manuseio pareça vago e imprevisível. Como o pneu age como uma almofada de ar protegendo o aro, é mais provável que você esmague o aro contra as pedras se a pressão do pneu estiver muito baixa. Você pode se safar, pode furar o pneu ou até mesmo destruir completamente o aro.
Muita pressão do pneu e a borracha não se ajustam ao solo tão bem quanto deveriam, resultando em menos tração e menos controle. O problema é que a diferença entre muito pouco e muito pode ser pequena, e é por isso que um manômetro é uma ferramenta obrigatória. Para um mergulho mais profundo nos fundamentos da pressão dos pneus, este vídeo explicativo é um ótimo lugar para começar e você pode ajustar a configuração para adicionar legendas em português.
+ Você sabe calibrar os pneus da sua bike?
Configure sua suspensão
A suspensão de mountain bike pode ser opressiva hoje em dia, mas não importa quantos mostradores seu garfo ou choque tenha se a taxa de mola não estiver ajustada corretamente. Pilotos mais pesados requerem uma taxa de mola mais firme (seja mais pressão de ar ou uma bobina mais rígida) do que um piloto mais leve. Sua bicicleta não terá o desempenho pretendido se a suspensão for muito macia ou muito rígida, portanto, esta é a etapa número um, independentemente de sua bicicleta custar 5 mil ou R$50 mil reais
Felizmente, a maioria dos garfos tem um adesivo de gráfico de ar na parte de trás de uma perna do garfo que lhe dará um bom lugar para começar. Para o choque, verifique o site do fabricante da bicicleta para obter as configurações recomendadas. Atualmente, a maioria das suspensões é suspensa a ar e requer uma bomba de choque de alta pressão para ajustar.
Ouça sua bicicleta
Às vezes, as coisas quebram inesperadamente, mas outras vezes sua bicicleta pode avisar que algo não está certo. Se você souber o que ouvir, poderá identificar e corrigir o problema antes que ele piore.
A bicicleta de todo mundo range em algum ponto e geralmente vem dos mesmos dois ou três pontos. Se o rangido desaparecer quando você se levantar para pedalar, provavelmente está relacionado ao seu espigão ou o próprio selim; se ainda estiver lá, provavelmente está vindo da área do suporte inferior e precisará de uma olhada mais de perto. Os suportes inferiores rangem, mas também as interfaces da coroa, as roscas dos pedais e as pedivelas, por isso é um processo de eliminação.
Seu nível de conhecimento mecânico determinará até que ponto você se sentirá confortável em perseguir o rangido, mas uma verificação básica do parafuso é um bom lugar para começar, seguida da remoção de uma peça por vez perto do que parece ser a fonte do problema seguido pela remoção de cada peça perto do que parece ser a fonte do som. Dessa forma, você garante que tudo esteja limpo e devidamente lubrificado.
O ranger da frente da sua bicicleta geralmente vem das interfaces do guidão, da haste e do tubo de direção. Fique de pé na frente da bicicleta com a roda firmemente entre as pernas e aplique torque de torção e rotação no guidão para ver se ele faz barulho. Se isso acontecer, certifique-se de que os parafusos estejam apertados com a especificação de torque correta – uma leve camada nas roscas dos parafusos também pode ajudar a garantir que tudo fique bem ajustado.
A mudança lenta, seja para uma marcha mais difícil ou mais fácil, é a maneira de sua bicicleta dizer que precisa de um ajuste. Isso pode ser simples e as vezes complicado.
+ O que comer antes de pedalar?
Use a internet a seu favor
Se você está acostumado a consertar suas próprias coisas, provavelmente já sabe que há um vídeo online mostrando como resolver o problema de um aspirador Electrolux de 1973, construir sua própria gaiola de pássaros ou construir um barco.
Quando você precisar aprender a consertar algo, comece verificando o site do fabricante para ver o que eles mostram. Muitas marcas têm páginas do YouTube repletas de vídeos de instruções que valem a pena assistir antes de se aventurar mais fundo na Internet para obter outros conselhos.
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Não tenha medo de sua loja local
As lojas de bicicletas locais podem ser intimidadoras, mas geralmente são ricas em conhecimento e têm acesso a mais informações e representantes da empresa que podem ajudar com qualquer problema que você esteja enfrentando. E não, não importa se você não comprou sua bicicleta deles. Eles vão lhe dar conselhos grátis sem fim? Provavelmente não, mas eles venderão alegremente todas as ferramentas de que você precisa e talvez lhe dêem algumas dicas – ou você pode simplesmente pagar um profissional para consertá-lo.