A chave para melhorar sua velocidade em distâncias médias e longas é encontrar um equilíbrio entre aumentar sua força anaeróbica e sua resistência. Muitos atletas usam o treinamento intervalado como uma ferramenta para melhorar sua velocidade em um curto período. Os intervalos são essenciais para deixar seu corpo confortável com o desconforto, o que pode ajudá-lo a se ajustar a um ritmo mais rápido no dia da corrida.
+ O melhor dos dois mundos: 4 trilhas que te levarão à praias lindas no litoral de SP
+ As melhores estratégias para criar bons hábitos
+ Hang Loose Pro Contest: brasileiros dominam títulos
Um treino intervalado pode ser cansativo, dependendo do ritmo definido durante as repetições e do descanso entre os intervalos; o objetivo deste treino intervalado é desenvolver sua velocidade fazendo com que seu corpo se sinta relaxado em um ritmo mais rápido do que o normal.
Treino
Antes do treino, faça uma corrida leve de aquecimento de 10 a 15 minutos para fazer o sangue fluir.
90-90-90-60-60-60-30-30-30 — todos com dois minutos de caminhada/corrida.
Os ritmos nas repetições de 90 segundos devem estar em torno do seu ritmo de meta de 5 km. Os 60 devem estar em torno de 90% do seu ritmo total ou de uma milha, e as repetições de 30 segundos devem ser feitas quase no máximo, ou ritmo de 800m.
Este treino de intervalo de progressão é projetado para qualquer corredor de meia distância até 10K. Esta sessão pode ser feita na estrada, esteira ou pista.
Os curtos dois minutos de descanso do treinamento intervalado de alta intensidade melhoram o limiar de lactato e a tolerância à dor.
Certifique-se de se esforçar e manter a forma adequada ao correr forte. O treino não será fácil, mas dará uma ideia do seu potencial de meia distância da milha até os 5 km.