Meditação: Comece sua jornada em 5 etapas básicas

Meditação: Comece sua jornada em 5 etapas básicas
Foto: Pexels

Você já deve saber os incríveis benefícios da meditação diária, mas você está preparado para começar a sua jornada? Neste temos teremos tudo o que você precisa para começar a meditar obtendo atenção plena. Este artigo o guiará por todos os elementos da meditação, para que você nunca se sinta perdido ou inseguro sobre o que fazer a seguir.

+ O melhor dos dois mundos: 4 trilhas que te levarão à praias lindas no litoral de SP

+ As melhores estratégias para criar bons hábitos

+ Hang Loose Pro Contest: brasileiros dominam títulos

Uma observação rápida antes de examinarmos a lista: lembre-se de que não há problema em começar pequeno e trabalhar para um objetivo maior. Você pode começar meditando por 10, cinco ou apenas dois minutos. Comece com uma meta alcançável para você. Essa é a beleza da meditação – qualquer um pode fazê-la.

Fique confortável

O primeiro passo no processo de meditação é ficar confortável. Se você é iniciante, será mais fácil encontrar um lugar tranquilo e sem distrações. Decida sua postura. Você pode querer sentar ou ajoelhar, fazer algumas poses de yoga ou dar um passeio. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de que você está confortável. O desconforto físico pode distraí-lo do foco da meditação, portanto, certifique-se de que sua postura, pose ou movimento seja fácil e calmante.

Apenas respire

A respiração é uma das maneiras mais simples e eficazes de começar a meditação. Acalma todo o corpo e reduz o estresse e a ansiedade. Você achará útil respirar em um padrão (por exemplo, inspire contando até quatro, segure contando até quatro e expire contando até quatro). Sessões de respiração guiada como esta serão úteis à medida que você aprende a relaxar respirando.

Concentre sua mente

Assim como sua respiração, sua mente é uma ferramenta poderosa. Quando você pode controlar sua mente, isso é tudo que você precisa para um dia bem-sucedido e criativo. Encontre um ponto de foco para ajudá-lo a sintonizar outros pensamentos. Você pode repetir um mantra ou usar um guia para visualizar algo que irá capacitá-lo e inspirá-lo.

Esteja ciente do seu corpo

Lembre-se, sua mente não existe separada de seu corpo. Corpo e mente se apoiam e afetam um ao outro. Portanto, é muito útil na meditação fazer uma varredura corporal. Conforme você observa como está sentado (ou posando) e como está se sentindo, você se torna mais fundamentado. Você pode liberar a tensão. Isso não apenas reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, mas também diminui a probabilidade de dores de cabeça, problemas digestivos e inflamações no corpo. Esta varredura corporal calmante fornece o guia perfeito enquanto você busca estar ciente de seu corpo.

Libere o julgamento – para você e para os outros

À medida que sua mente e corpo desaceleram, seus sentimentos e emoções seguem naturalmente. A meditação permite que você pratique liberar o julgamento e substituí-lo por abertura, amor e bondade. Você tem espaço para tomar consciência de seus pensamentos, avaliá-los (em uma zona livre de julgamento) e reescrevê-los para se tornar mais saudável. Você pode abordar a si mesmo e às pessoas ao seu redor com uma atitude aberta e compassiva. Esta meditação guiada se concentra no amor e na bondade.

E é isso! Afinal, não parece tão difícil, não é? A meditação como uma prática diária é alcançável para você, qualquer que seja o lugar na vida em que você se encontre. Afinal, você não está sozinho.