Como cuidar dos ferimentos no coral?

Como cuidar dos ferimentos no coral?
ferimentos no coral jeremy flores

Ferimentos no coral. Qual surfista que já surfou sobre bancadas de coral nunca levou um arranhão sequer? Toda vez que falamos sobre ferimentos no coral, lembramos do francês Jeremy Flores com o rosto todo cortado por conta do choque na bancada de coral em Lakey Peak, na Sumbawa. Na ocasião, o surfista das Ilhas Reunião tomou 35 pontos e perdeu completamente a memória por duas horas, na que foi, segundo o próprio, a pior lesão da sua carreira.

texto adaptado de Kevin Damasio

+ O melhor dos dois mundos: 4 trilhas que te levarão à praias lindas no litoral de SP

+ As melhores estratégias para criar bons hábitos

+ Hang Loose Pro Contest: brasileiros dominam títulos

Enfim, surfar os melhores reef breaks do planeta requer atenção não só com os tubos, mas com os corais afiados que disparam veneno ao serem tocados.

Além disso, as bactérias que ficam nos corais e o carbonato de cálcio presente no esqueleto deles dificultam a cicatrização do ferimento.

Como consequência, o veneno pode comprometer a musculatura, com sintoma similar à cãibra, e, nos piores casos, atingir o coração.

“Grandes quantidades de veneno podem até matar, o que não é raro de se ver na região do Indo-Pacífico”, afirma Vidal Haddad, professor de dermatologia da Unesp.

Para o caso de você se machucar nos reefs, o tratamento começa logo dentro do mar.

A dor pode ser amenizada se a água estiver gelada. Ao sair do mar, o correto é passar vinagre na região do ferimento, porque, ao contrário da água doce, ele evita o disparo de nematocistos, que são tóxicos – e, ao contrário das tradições polinésias, o limão não é o mais indicado para limpar o ferimento.

Depois disso, escove e lave com água doce e sabão até retirar os pedaços de coral e carbonato de cálcio, que facilitam a entrada de bactérias.

A pomada antibiótica Nebacetin pode ser aplicada na região se o corte for superficial – neste caso você pode voltar a surfar em até dois dias.

Se o corte for extenso ou ocorrer perfurações profundas, é necessário parar de surfar e tomar um antibiótico via oral, como o Cefalexina, durante 10 dias, e manter todos os cuidados na limpeza do ferimento.

Ou seja: “tchau, surftrip”. Haddad explica que “não se deve surfar caso a vermelhidão ou o inchaço local aumente nos dois dias seguintes”. Isso é um indício de infecção, assim como secreções de pus.

Em lesões superficiais, um dia sem surfar é o suficiente. A pomada antibiótica Nebacetin deve ser passada após o tratamento, porque os elementos bacitracina e a neomicina inibem a proliferação das bactérias.

Resumindo…Sofreu ferimentos no coral?

  • Amenize a dor mantendo a região afetada dentro da água.
  • Passe vinagre no ferimento logo ao sair da água para evitar uma infecção maior.
  • Escove e lave o ferimento com sabão e água doce até retirar os pedaços de coral e a poeira do carbonato de cálcio.
  • Não é necessário fazer curativo. Depois de limpar, mantenha o ferimento aberto e evite movimentos bruscos.
  • Consulte um médico o quanto antes para saber qual pomada passar ou, se o ferimento for mais grave, como tratar e que antibiótico tomar.