Você já parou para pensar como pilotos de jet ski resgatam e procuram por big riders? Fato que surfistas de ondas grandes se preparam física e mentalmente para as maiores ondas do mundo de várias maneiras. A preparação física geralmente envolve treinar o corpo por meio de exercícios que melhoram a capacidade pulmonar, a saúde cardiovascular e a eficiência do oxigênio.
+ Medalhista olímpico, Alison Piu, relata ter sido alvo de abordagem policial
+ Aumente sua cadência de corrida com este movimento fácil
+ Da Hui Backdoor Shootout 2023 tem show de surf e momentos de pânico
O treinamento pode incluir atividades como treinamento respiratório e yoga.
A preparação mental envolve aprender a abraçar o medo e se preparar rigorosamente para o pior cenário, para que o surfista saiba o que fazer em situações difíceis.
O trabalho psicológico pode envolver visualização, meditação e outros exercícios mentais.
Os surfistas de ondas grandes também podem se preparar aprendendo sobre as ondas e condições específicas que irão surfar e praticando com ondas menores antes de tentar as maiores.
No entanto, a Mãe Natureza às vezes é poderosa demais para o espírito humano, e os surfistas se encontram em situações de vida ou morte.
Uma das questões que surgem é quanto tempo alguém pode ficar debaixo d’água.
Não é possível determinar o tempo exato que alguém pode ficar debaixo d’água sem correr risco de se afogar.
Pode variar dependendo de vários fatores, incluindo idade e condição física.
O adulto médio pode prender a respiração por cerca de 30 segundos.
Se uma pessoa estiver com excelente saúde e tiver treinamento para emergências subaquáticas, ela poderá prender a respiração por um período mais longo.
Os surfistas de ondas grandes, ao lado dos mergulhadores livres, são os humanos mais preparados da Terra quando se trata de prender a respiração por mais de um minuto.
No entanto, os praticantes de esportes aquáticos radicais ficarão sempre inconscientes na zona de arrebentação intensa sempre que ocorrer um impacto significativo na cabeça ou um evento cardíaco.
E é aí, por exemplo, que pilotos de jet ski entram em cena e salvam vidas.
A técnica de busca e resgate
Mas como os pilotos de jet ski resgatam surfistas em situações complicadas? E como eles conseguem desviar das ondas que chegam?
Os jet skis são usados para resgatar surfistas em ondas grandes, aproximando-se do surfista que está em perigo e pegando-o com a ajuda de um trenó (sled) de resgate preso ao dispositivo movido a motor.
O motorista transportará o surfista de volta à praia ou a um local mais seguro.
Em alguns casos, o surfista pode estar lutando para se manter à tona em águas agitadas ou pode ter sido mantido debaixo d’água pela força de uma onda quebrando, também conhecida como “hold-down”.
Como você pode ver no vídeo abaixo, o piloto do jet ski se aproxima do surfista que luta para se manter à tona nas ondas grandes e usa um sled de resgate para tirar o surfista da água e colocá-lo na parte de trás.
Os pilotos de jet ski podem usar seus conhecimentos de surf e padrões de ondas para antecipar o movimento das ondas que chegam e posicionar o jet ski de uma forma que lhes permita resgatar efetivamente o surfista sem ser atingido pelas ondas.
A maioria deles carrega walkie-talkies – ou transceptores portáteis semelhantes – para se comunicar com observadores ou outras pessoas com melhores ângulos de observação do pico.
Os pilotos devem ter o treinamento e a experiência necessários para operar o jet ski com segurança e estar cientes de suas próprias habilidades e dos riscos potenciais da situação de resgate.
O motorista então transporta o surfista de volta para um local seguro, onde salva-vidas e paramédicos podem avaliar a gravidade do ferimento.
Os jet skis são uma ferramenta valiosa para resgate no surf de ondas grandes, pois podem navegar em águas agitadas e alcançar o surfista rapidamente.
No entanto, os surfistas precisam estar cientes de suas habilidades e dos riscos potenciais de surfar ondas grandes e tomar as precauções necessárias para garantir sua segurança, incluindo conhecer a localização do pessoal e equipamentos de resgate e ter um plano em caso de emergência.
Você precisa de uma licença para dirigir um jet ski? Sim, na maioria dos países, você precisa de uma licença especial de navegação ou permissão para operar uma moto aquática.
Os perigos em jogo
Quais são exatamente os perigos envolvidos no surf de ondas grandes?
Existem vários perigos associados ao surf de ondas grandes, incluindo:
Lesões cerebrais;
Lesões internas;
Rupturas ligamentares;
Luxações e fraturas articulares;
Perfurações de tímpano;
Pneumotórax;
Afogamento;
Ondas grandes também podem representar um risco de bater os surfistas contra o fundo do oceano, dificultando o ressurgimento ou o mergulho sob as ondas que chegam.
O Objetivo: Minimizar todos os riscos
Então, o que os socorristas de jet ski e os surfistas de ondas grandes podem fazer para minimizar o risco de afogamento e morte?
Várias coisas podem ser feitas para minimizar o risco de afogamento e morte. Estes podem incluir:
Buscando orientação de surfistas experientes e seguindo seus conselhos. Os surfistas de ondas grandes precisam buscar orientação de surfistas mais experientes, que podem fornecer conselhos valiosos sobre como transitar pelos perigos do surf de ondas grandes;
Vestindo equipamento de segurança adequado. Usar capacete e dispositivo de flutuação pode ajudar a proteger os surfistas da água fria e reduzir risco de lesões;
Conhecer seus limites e navegar dentro deles. É fundamental que o surfista esteja ciente de suas habilidades e surfe dentro de seus limites para reduzir o risco de lesões ou afogamento;
Junte-se a um salvador de jet ski. Em ambientes de ondas grandes, cada surfista deve ser apoiado e acompanhado pelo menos pelo seu parceiro de tow-in;
Ter um plano em vigor em caso de emergência. Os surfistas devem ter um plano em caso de emergência, como saber a localização do pessoal e do equipamento de resgate e ter uma maneira de se comunicar com eles.
Obtendo atendimento médico nas proximidades. Se um surfista se machucar ou ficar preso, é vital procurar atendimento médico o mais rápido possível;
Participar de programas de treinamento de segurança e avaliação de riscos. Os surfistas de ondas grandes podem se beneficiar da participação em programas de treinamento de segurança e avaliação de risco para entender melhor os perigos do surfe de ondas grandes e como mitigá-los;
Os planos de segurança na água podem ajudar a mitigar as mortes por afogamento no surfe de ondas grandes. Sua estratégia de ação deve incluir o seguinte:
A seleção de uma zona de surf;
A localização exata dos barcos médicos e de transferência;
Uma série de motoristas de busca e resgate de jet ski;
Uma equipe de observadores fora d’água;
Um helicóptero;
Equipamentos e profissionais de saúde em terra;
Os planos de segurança na água podem ajudar a mitigar as mortes por afogamento no surf de ondas grandes. Sua estratégia de ação deve incluir o seguinte:
A seleção de um pico de surf;
A localização exata dos barcos médicos e de transferência;
Uma série de motoristas de busca e resgate de jet ski;
Uma equipe de observadores fora d’água;
Um helicóptero;
Equipamentos e profissionais de saúde em terra.
* Com informações de surfertoday.com