Segundo a Ayurveda, a qualidade da digestão é a maior chave para uma boa saúde geral. Se o seu sistema digestivo está funcionando, você tem a melhor chance de evitar doenças e se sentir bem. É simples assim.
Mas vamos cair na real: se você não está confinado nos adoráveis confins de um centro de retiro ayurvédico ou não tem um diploma em nutrição, há uma boa chance de você não dar valor ao seu sistema digestivo.
Você espera que ele faça seu trabalho de transformar comida em energia e descartar o desperdício sem esforço – ainda assim, seus hábitos alimentares (leia-se: pular refeições, comer comida industrializada com muita frequência, beliscar constantemente e comer muita comida em geral) tornam a situação difícil. O resultado? Problemas digestivos como inchaço, gases e constipação – que afetam cumulativamente nossa saúde de grandes maneiras.
A boa notícia é que você pode corrigir os desequilíbrios que causam esses problemas com o Ayurveda, diz Kate O ‘Donnell, autora de The Everyday Ayurveda Cookbook e professora de yoga em Boston. Aqui, ela e outros especialistas ayurvédicos oferecem cinco dicas simples que você pode começar a fazer agora para melhorar sua digestão e sua saúde.
5 maneiras de melhorar sua digestão com Ayurveda
Dica 1: Estimule seu sistema digestivo antes de comer.
De acordo com Aadil Palkhivala, de Bellevue, Washington, fundador do Purna Yoga, o sistema digestivo adora ser estimulado por torções do yoga. Posturas como qualquer um dos Marichyasanas são ideais, porque a torção acontece no trato gastrointestinal. “A torção cria agni – fogo ou calor – que faz com que nossos sucos gástricos fluam”, diz Palkhivala. “Elas ajudam o sistema digestivo a dizer: ‘Estou pronto para comer, quero comida.’”
Dica 2: coma os alimentos na ordem certa.
A combinação de alimentos é tratada com seriedade no Ayurveda. Existem duas regras básicas a seguir, diz Palhkivala: Primeiro, sempre coma proteína antes de qualquer outra coisa. “O estômago produz apenas uma certa quantidade de ácido clorídrico por vez”, diz Palkhivala. “E como a proteína é o único alimento que requer ácido clorídrico para digerir, é melhor comê-la primeiro, enquanto você tem um suprimento abundante.” Em segundo lugar, você nunca deve comer frutas após uma refeição (exceto mamão, manga e abacaxi). As frutas digerem mais rápido do que outros alimentos, o que significa que seu corpo se concentrará em quebrá-las primeiro – e não fará um trabalho tão completo de quebrar outros alimentos que demoram mais para digerir. As exceções – manga, mamão e abacaxi – contêm enzimas que podem acelerar a digestão de proteínas, gorduras, carboidratos e amido, tornando-os um deleite ideal após o jantar.
Dica 3: beba um chá digestivo com a refeição.
Beber água fria durante uma refeição é um desastre absoluto para o seu fogo digestivo, diz O’Donnell. É essencialmente como pedir ao seu trato digestivo para quebrar a comida enquanto você a congela, diz ela. Muito mais gentil com o estômago é beber água morna durante a refeição, o que ajuda na digestão. Melhor ainda? Beba este chá digestivo enquanto come: Ingredientes da
Receita do Chá Digestivo :
½ colher de chá de funcho
½ colher de chá de coentro moído
pitada de cardamomo moído ou uma vagem de cardamomo esmagada
2 xícaras de água
Instruções:
Ferva os temperos em água por 10 minutos, coe e beba lentamente junto com a refeição ou após a refeição.
Dica 4: pratique essa postura depois de comer.
A melhor – e única – postura a ser feita após uma refeição é Virasana (Postura do Herói) ou Supta Virasana (Postura do Herói Reclinado). “Virasana estimula os meridianos digestivos que correm ao longo da frente das pernas”, diz Palkhivala. “Ao fazer essas poses imediatamente após uma refeição, a digestão é aprimorada.” Passe de 2 a 5 minutos na Postura do Herói para obter os benefícios.
Dica 5: Deite-se do lado esquerdo por 10 minutos para otimizar a digestão
Se você se encontrar em algum lugar onde não possa fazer uma postura de yoga no chão após a refeição, vá para o sofá mais próximo e deite-se do lado esquerdo por 10 minutos, diz O’Donnell. “Coloque uma almofada sob a axila esquerda para criar mais espaço para o estômago e permitir que ele relaxe e se espalhe”, diz ela. Como o fígado e a vesícula biliar estão do lado direito, deitar do lado esquerdo permite que a gravidade leve a bile para o estômago, onde pode ajudar a digerir a comida que você acabou de comer e, em seguida, esvaziar lentamente o estômago, diz ela . Por outro lado, deitar-se sobre o lado direito coloca muita pressão no estômago, forçando a comida a passar mais rapidamente e entrar no intestino prematuramente.