A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou recentemente mudanças nas regras do Mountain Bike e na dinâmica das provas de Copa do Mundo (WC) para 2023.
Leia mais:
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ UCI divulga calendário completo da Copa do Mundo de Mountain Bike 2023
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
O Enduro, por exemplo, ganha o mesmo status do Downhill e do XCO dentro da agenda das etapas da Copa do Mundo, que agora reunirá em um só circuito as três principais vertentes do MTB mundial. Em algumas etapas as provas de XC acontecerão somadas às provas de Enduro, em outras as de DHI somadas às provas de Enduro.
Outra novidade é que o XCM, responsável por reunir o maior número de participantes em provas no Brasil, passa agora a integrar o calendário da Copa do Mundo. Por outro lado, não teremos mais o Marathon Series no Brasil, alterando a tradicional etapa da CIMTB em Congonhas, que continuará no calendário mas com outro formato.
Outra mudança nas etapas de Copas do Mundo, é a introdução do uso de rádios entre os atletas e as equipes. O dispositivo deve trazer uma dinâmica mais próxima do que vemos nas provas de ciclismo de estrada. Além disso, 2023 também contará com a inclusão das categorias Sub-23 nas provas de XCC (short track).
Mudança na transmissão
Após 10 anos de transmissão da Copa do Mundo nas plataformas da Red Bull, agora o circuito passa a ser gerido de outra forma, dessa vez, pela Enduro Sports Organisation Ltd – um dos braços europeus do grupo Warner Bros.