Visando o desenvolvimento do turismo da região, a Arábia Saudita dá início à planos ousados, incluindo um mega aeroporto com seis pistas que poderá entrar na lista dos maiores aeroportos do mundo.
+ ‘Não corro por vingança’, diz Pogačar sobre ambições do Tour de France
+ 4 exercícios de pilates para redução de medidas
+ Mundial de Para Surf começa em Pismo Beach
Segundo a CNN Travel, o plano é que ele seja desenvolvido na mesma área do aeroporto internacional King Khalid, em Riyad, mas que seja ampliado, possuindo 57 quilômetros quadros ao todo. O projeto será desenvolvido pelo escritório de arquitetura Foster + Partners, que apelidou o empreendimento de “aerotrópolis”.
“Nós vamos reimaginar os terminais tradicionais com um único loop no saguão servido de várias entradas”, disse Luke Fox, um dos diretores do escritório.
O projeto ainda contará com lojas de varejo, espaços residenciais e de recreação. A meta é que até 2030 ele receba 120 milhões de turistas por ano e 3,5 milhões de toneladas de carga até 2050.
“A Arábia Saudita está gastando somas obscenas de dinheiro criando novas cidades e atrações turísticas como sua campanha pelo turismo”, afirmou Richard Quest, da CNN. “Já vi países mudarem antes, mas nunca algo parecido com o que está acontecendo.”