Kombi roda o Brasil para mostrar a importância da preservação das abelhas

Foto: Reprodução / @kombee.

Uma kombi está viajando pelas estradas do Brasil para levar educação ambiental e mostrar a importância da preservação das abelhas.

A bióloga Isabela Fontoura criou o laboratório itinerante Kombee, que há cinco anos visita escolas e feiras agrícolas e ensina sobre a importância da preservação dos insetos.

Veja também
+ Perito Moreno: os segredos de uma Patagônia escondida
+ Australiana corre 100 maratonas seguidas pela causa ambiental
+ O que fazer em Ibitipoca: como explorar o parque

Formada pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), Isabela percebeu que as abelhas chamavam especial atenção dos alunos durante as aulas de Ciências. Principalmente, sobre a vida comunitária dos insetos, a importância da abelha-rainha, a produção de mel, a colocação dos ovos

Foi aí que ela viu uma oportunidade para difundir outros conhecimentos importantes, como por exemplo, o papel fundamental das abelhas no processo de polinização, que beneficia diretamente diversos cultivos.

Assim, ela criou a kombi junto de Cristiano Menezes, que também é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles se conheceram enquanto estudavam biologia na Universidade Federal de Uberlândia.

Com o patrocínio de empresas e cooperativas, o laboratório na kombi já levou apresentações para mais de uma cidade em um único dia; ou chega a ficar estacionada por um mês inteiro, participando de grandes feiras agrícolas.

Nas viagens, a kombi é equipada com material didático e as colmeias de diferentes espécies, além das guias obrigatórias para o transporte dos animais.

De acordo com a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, a polinização feita pelas abelhas tem importância na manutenção da biodiversidade. Além disso, mais de 60% das plantas cultivadas no país para a produção de alimentos dependem, em algum grau, da polinização animal. Mais de 80% é realizado por abelhas.

Com informações de Um só Planeta