Para garantir uma viagem bem sucedida, é de suma importância saber o que fazer na região em que se deseja passar algum tempo, afinal ninguém viaja para ficar trancado no hotel, não é mesmo?
Leia mais:
+ 7 destinos de mochilão na América do Sul
+ Campismo e caravanismo crescem no Brasil e procura por motorhomes dispara
+ Essas são as cidades mais seguras para viajantes
Hoje em dia existem diversos tipos de pacotes que possibilitam viagens de todos os tipos e, inclusive, focados em grupos sociais ou perfis diversos.
É possível juntar uma comunidade de mães experientes com suas crianças, ou idosos que precisem de suporte para locomoção…
Há viagens que podem ser feitas com animais de estimação e outras para quem gosta de fazer passeios específicos, com foco na cultura ou no esporte.
Quem viaja em excursão, não precisa se preocupar com a seleção de locais para passeios, pois os guias turísticos geralmente se encarregam de levar os turistas para conhecer pontos da cidade visitada, mas quem viaja sozinho, com amigos ou com a família, precisa preparar um roteiro para se certificar de que não haverá frustrações no passeio.
De acordo com diversos sites de viagem que oferecem passagens aéreas em promoção relâmpago, um dos destinos mais procurados do Brasil é a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e o que não falta por lá, são coisas para fazer.
Para garantir que você não perderá a oportunidade de conhecer os melhores pontos da região durante a sua viagem, vale a pena organizar as finanças, levar um cartão de crédito com um limite que dê segurança e algum valor de reserva.
Preparamos algumas sugestões sobre o que fazer em Gramado sem gastar muito dinheiro.
O que fazer em Gramado?
Segundo o portal da Sul Carro, uma das principais sugestões para quem vai viajar de avião, é considerar alugar um carro no aeroporto do Porto Alegre, pois os pontos turísticos podem ser distantes uns dos outros e andar de táxi ou de Uber pode acabar custando mais caro.
Gramado é uma das mais belas cidades da Serra Gaúcha e fica localizada a apenas 2 horas da capital do Estado, Porto Alegre.
Quem visita a localidade tem a oportunidade de conhecer, também, cidades turísticas como Nova Petrópolis e Caxias do Sul, além da própria Porto Alegre, onde fica o aeroporto do Estado.
1. Parque Snowland
Uma oportunidade única para quem sempre sonhou em ver a neve e viver aquelas experiências só vistas em filmes.
Com lindas apresentações de patinação, o Snowland é um parque de neve fechado e climatizado, onde é possível esquiar, patinar, caminhar, e praticar outros esportes na neve.
Mesmo no verão, o parque funciona com temperaturas médias de 5 graus negativos, com neve de verdade!
Chegar ao parque é bem rápido para quem está em Gramado, pois o local fica a 10 minutos do Centro da cidade.
Lá, você encontrará diversas atrações, como:
Montanha de Neve: A primeira montanha de neve do Brasil, perfeita para quem quer começar a praticar snowboard.
Espetáculo Flokos: Uma apresentação sobre o parque, que termina com neve caindo do céu.
Tubing: Uma aventura divertida para viver com a família, amigos ou a dois, onde é possível descer a Montanha de Neve em uma boia gigante e viver uma das melhores experiências do que se pode fazer em Gramado.
Flash Mob na neve: Um número de dança que pode acontecer em qualquer momento, de surpresa, mas que na Snowland ganha um toque especial, pois a dança é feita sobre a neve!
Patinação no gelo: Uma das atrações preferidas, onde é possível patinar em uma autêntica pista de gelo. E não se preocupe se você não souber patinar, pois são disponibilizados monitores que exibem pré-aulas, além de patins, capacete e cotoveleiras.
Espetáculo de patinação no gelo: Apresentações artísticas incríveis de patinação, com lindas coreografias e muita música.
Além de tudo isso, a Snowland conta com cinema 4D, castelinho, simulador de aventuras, Ice Motion, Playground na neve, e o Snowland Night, ou seja, o parque fica aberto à noite para quem quiser se divertir depois do sol ter ido embora.
O passaporte custa cerca de 130 reais, e ainda é possível pagar menos que isso, especialmente na baixa temporada.
Vale dizer que você não precisa se preocupar em levar casacos pesados, pois o passaporte da entrada já inclui agasalhos, como botas, luvas, jaqueta e calça de frio.
2. Mundo de Chocolate
Ir para Gramado e não experimentar os chocolates da cidade é como ir para a Disney e não ver o Mickey!
A Serra Gaúcha é famosa por ter as melhores fábricas de chocolate do Sul do Brasil, e o Mundo de Chocolate consegue unir uma fábrica dos incríveis produtos do cacau a um lindo museu.
O Mundo de Chocolate é o primeiro parque de chocolate das Américas e possui esculturas de até 4 metros, feitos com mais de 30 toneladas de chocolate maciço, além de outras 200 obras de arte menores, de todas as partes do mundo, como a Torre Eiffel, o Castelo da Arquitetura Chinesa, a Esfinge do Egito, o Monte Rushmore, a Casa Branca, e muito mais.
Antes de ir embora, você também poderá fazer uma deliciosa degustação, na fábrica Lugano, onde você também terá a oportunidade de fazer seu próprio chocolate, e se desejar, ainda poderá tomar um café da tarde, no requintado Café et Pâtisserie.
O ingresso para o Mundo de Chocolate custa a partir de 35 reais e vale cada centavo.
3. Tour Maria Fumaça
Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar o Tour Maria Fumaça, onde é possível viajar por 23 quilômetros, passando por Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, e embora não seja um passeio em Gramado, está muito próximo de lá (cerca de uma hora de distância) e não será um problema para quem alugou um carro.
Se você não dirige, há outra solução: diversos hotéis de Gramado disponibilizam transfer de ida e volta para quem vai fazer esse passeio.
O passeio é marcante por causa do lindo visual da Serra Gaúcha, além de ser uma rara oportunidade de passear em uma Maria Fumaça.
No caminho, é possível fazer degustações de queijos e vinhos na Epopeia Italiana, onde você poderá assistir shows e apresentações de dança por cerca de 40 minutos, enriquecendo ainda mais essa experiência.
Um passeio como este custa cerca de 150 reais por pessoa, e se for realizado a opção do Tour do Vinho, custará, em média, 260 reais.