Desde o corredor de vitaminas do supermercado local até os produtos de cuidados com a pele, o colágeno definitivamente está em toda parte. Esse é um daqueles suplementos que entram para o hype – e isso não vai diminuir tão cedo. Somente em 2020, os consumidores gastaram US$ 293 milhões apenas em suplementos de colágeno. E agora, há uma nova maneira de tomá-lo: na sua água.
Leia mais:
+ Envelhecimento: 3 hábitos que aceleram a perda de colágeno
+ Conheça os benefícios dos suplementos de colágeno
+ 5 receitas na air fryer para uma refeição saudável
Mas isso realmente traz algum benefício para sua pele, articulações, cabelo ou nutrição? Antes de entrar na onda e experimentar esta bebida, aqui está o que você precisa saber.
O que é água de colágeno?
A água de colágeno é tão simples quanto parece: é água com colágeno adicionado. É bastante semelhante a outras bebidas com infusão de suplementos, como misturas de café com cogumelos e bebidas enriquecidas com proteínas. No entanto, as fórmulas geralmente são bem simples, além de colágeno, um pouco de água e um pouco de aromatizante, se você optar por uma variedade com sabor.
Então, como o colágeno entra na água? Essas bebidas geralmente contêm peptídeos de colágeno, que a Cleveland Clinic define como uma forma pequena e facilmente digerível de colágeno. Também conhecidos como colágeno hidrolisado, esses peptídeos são compostos por cadeias mais curtas de aminoácidos.
Existem dois tipos que você pode beber: caseiro ou comprado em loja. Misturar pó de colágeno com água é uma solução simples. A água de colágeno comprada em lojas pode ter outros ingredientes ou aditivos, mas elas ainda são geralmente bastante reduzidas em termos do que está incluído.
Como a água de colágeno se compara aos suplementos em pó, gomas e comprimidos?
A água de colágeno certamente não é a primeira forma do nutriente. Além de todas as variedades comuns de suplementos – como pílulas, pós e gomas – o colágeno é encontrado em alguns alimentos e produzido naturalmente pelo corpo. Cada uma dessas opções apresenta o colágeno em um formato ligeiramente diferente, e isso significa que cada uma pode ser utilizada pelo organismo de maneiras diferentes.
Embora pílulas e produtos para a pele aplicados externamente geralmente não forneçam colágeno suficiente para causar muito impacto, outros produtos podem ser benéficos. E a água de colágeno está entre eles. Pós de colágeno misturados em smoothies ou até mesmo um copo de água podem fornecer uma dose impactante; um estudo de 2020 sugere que esses suplementos podem oferecer alguns benefícios de bem-estar. E a água de colágeno, seja caseira ou embalada, pode ser semelhante em sua eficácia.
Como todos os suplementos, pode haver benefícios potenciais obtidos com a ingestão de água de colágeno. Embora a comida seja sempre a melhor fonte de nutrientes (e isso inclui colágeno!), você pode utilizar parte do colágeno obtido dessas bebidas embaladas ou caseiras.
Atualmente, ainda há muito que não se sabe sobre os suplementos de colágeno. A evidência científica sobre como esses suplementos funcionam e como o corpo lida ou usa variedades mais recentes, como água de colágeno, é leve. Mas alguns estudos sobre suplementos orais de colágeno sugerem algumas vantagens potenciais. Por exemplo, um estudo de 2020 descobriu que a suplementação de colágeno por meio de peptídeos de colágeno ingeridos por via oral ajudou a reduzir a vulnerabilidade da pele e prevenir rasgos na pele em adultos mais velhos. Esses suplementos à base de peptídeos também ajudaram a gerar aumentos significativos na hidratação e elasticidade da pele.
Além desses benefícios baseados na pele, uma meta-análise de 2019 também sugere que os suplementos de colágeno podem melhorar a osteoartrite e causar um impacto significativo em sintomas como rigidez articular.
Assim como há pesquisas limitadas sobre os prós dos suplementos de colágeno e alternativas como a água de colágeno, também há poucas evidências de desvantagens. No entanto, vale a pena notar que uma revisão de 2022 afirma que muitas das alegações populares que sugerem os benefícios da suplementação de colágeno são exageradas além do que as evidências científicas atuais sugerem.
Como Elizabeth Shaw médica e fundadora do ShawSimpleSwaps.com , diz: “O colágeno está entre um dos muitos suplementos da moda que ganharam força ao longo dos anos e, sem surpresa, os fabricantes agora o estão colocando em algo tão básico quanto a água. (com um preço alto para acompanhar!) Enquanto o júri ainda está fora dos benefícios completos da suplementação de colágeno, seja em pílula, bebida ou forma de pó, a boa notícia é que há pouco dano se você quiser tentar por si mesmo.”
Quando você está escolhendo um produto de colágeno hidrolisado, você só quer ter cuidado com o que exatamente você está bebendo. “O mais importante é evitar ser atraído pelo marketing e, em vez disso, fazer uma escolha com base em suas necessidades pessoais”, explica Shaw. “Se obter proteína pela manhã é difícil para você, suplementar com um colágeno hidrolisado que tenha 10 gramas de proteína junto com seu pedaço de fruta matinal pode valer a pena para você. Esteja ciente de como seu próprio corpo responde e, se notar algum desconforto, interrompa o uso e consulte seu médico.”
Então, se você está se perguntando se há algum dano potencial a ser feito, provavelmente há pouco ou nenhum. A melhor ideia? Se você optar por uma bebida comprada em loja, tente escolher uma que apresente uma lista de ingredientes simplificada e não inclua muito açúcar ou açúcares adicionados.
Existem benefícios para a água de colágeno?
Existem desvantagens para a água de colágeno?