Não é nenhum segredo que as vitaminas do complexo B são potências nutricionais. Esses nutrientes específicos, dos quais existem oito no total, desempenham um papel em uma série de funções fisiológicas, como construção do DNA, desenvolvimento de glóbulos vermelhos e manutenção do sistema nervoso funcionando. Além disso, elas também são particularmente benéficas para o seu humor, níveis de estresse e energia.
Leia mais:
+ Qual é a melhor hora para tomar vitaminas? Entenda
+ 5 dicas para combater a fadiga com alimentos
+ 5 hábitos de saúde para praticar todos os dias
Pesquisas recentes indicam que podem haver benefícios ainda maiores em garantir a nutrição adequada de vitaminas do complexo B em sua dieta diária. Isso porque, elas podem desempenhar um papel importante para manter o fígado saudável e podem ser promissoras como tratamento futuro de algumas doenças do órgão.
Vitaminas B podem ser tratamento para doenças hepáticas comuns
Os pesquisadores analisaram de perto o impacto das vitaminas B – especificamente, vitamina B12 e ácido fólico – na saúde do fígado em um estudo publicado no Journal of Hepatology .
Usando modelos pré-clínicos e dados de humanos, os pesquisadores analisaram como os níveis de homocisteína aumentaram à medida que a doença hepática gordurosa progredia, especificamente como a doença hepática gordurosa não alcoólica se transformou em esteato-hepatite não alcoólica ao longo do tempo.
Eles descobriram que, à medida que os níveis de homocisteína do fígado aumentavam, os aminoácidos presentes também mudavam na estrutura e na função típica. Essas mudanças na verdade bloquearam algumas proteínas do fígado de transportar e digerir gordura (ou realizar autofagia, um processo celular chave dentro do corpo).
Também afetou o metabolismo do fígado, a renovação mitocondrial e a capacidade de prevenir a inflamação. Isso, por sua vez, pareceu abrir caminho para o agravamento da doença hepática gordurosa.
No entanto, quando os pesquisadores suplementaram as dietas com vitamina B12 e ácido fólico em modelos pré-clínicos, esses dois nutrientes foram capazes de restaurar a autofagia. Os suplementos também ajudaram a retardar a progressão para a esteato-hepatite não alcoólica e reduziram (e até reverteram) a inflamação no fígado.
Os resultados desta pesquisa sugerem que a vitamina B12 e o ácido fólico podem ter o potencial de impactar positivamente a saúde do fígado, especificamente quando se trata de indivíduos com doença hepática gordurosa. Esses nutrientes específicos, na forma de suplementos, podem até ter a possibilidade de reverter a doença hepática gordurosa.
O que é doença hepática gordurosa não alcoólica?
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma condição na qual a gordura se acumula dentro do fígado. Mas também é um termo genérico, pois inclui uma variedade de diferentes condições hepáticas que afetam indivíduos que bebem pouco ou nenhum álcool, mas experimentam um acúmulo de gordura semelhante àqueles que vivem com doença hepática gordurosa alcoólica.
A DHGNA afeta um número surpreendentemente grande de indivíduos – 25% de todos os adultos em todo o mundo vivem com a doença. E está intimamente ligado a dois outros problemas de saúde comuns, obesidade e diabetes tipo 2.
À medida que a doença progride, pode levar a mais problemas de fígado, como cirrose, cicatrizes, disfunção hepática e um risco aumentado de câncer de fígado. A condição também pode evoluir para esteato-hepatite não alcoólica (EHNA), que atualmente não possui tratamentos farmacológicos conhecidos disponíveis.
E, talvez o mais importante de tudo, tanto DHGNA quanto EHNA podem se desenvolver em praticamente qualquer pessoa. Embora existam alguns fatores de saúde que podem colocá-lo em risco aumentado, mesmo aqueles que evitam o álcool podem desenvolver DHGNA.
Vitaminas B podem oferecer benefícios em combinação com nutrição adequada
Embora as descobertas deste estudo de pesquisa sejam empolgantes, especialmente quando se trata de encontrar um tratamento potencial para essas duas doenças, os cientistas alertam que são necessárias mais pesquisas.
Mas com este estudo inicial, há muito com o que se animar quando se trata do futuro da saúde do fígado e do tratamento de doenças. Como o autor sênior, Professor Paul M. Yen, chefe do Laboratório de Regulação Hormonal do Programa de Distúrbios Cardiovasculares e Metabólicos da Duke-NUS, disse ao Science Daily : “O potencial para o uso de vitamina B12 e folato, que têm altos perfis de segurança e são designados como suplementos dietéticos pela Food and Drug Administration dos EUA, como terapias de primeira linha para a prevenção e tratamento da DHGNA, podem resultar em tremendas economias de custos e reduzir a carga de saúde em países desenvolvidos e em desenvolvimento”.
Embora mais pesquisas provavelmente testem essas descobertas nos próximos anos, existem medidas que você pode tomar para proteger seu fígado e dar-lhe um impulso à saúde agora. Se você for diagnosticado com uma forma de doença hepática gordurosa, você pode discutir potenciais nutrientes – como vitamina B12 e ácido fólico – com seu médico e determinar se esses suplementos podem ser benéficos.
Além disso, você também pode procurar em sua dieta diária alguns benefícios para a saúde do fígado.