Você provavelmente já sabe que alguns hábitos de saúde são de extrema importância para seu bem-estar geral: ter um sono de qualidade, uma dieta saudável, evitar álcool e praticar exercícios físicos, por exemplo. No entanto, é possível que sua rotina não comporte essas práticas todos os dias, e você sinta-se cobrada por não conseguir atingir tais objetivos.
+ O acontece com o corpo durante uma ultramaratona
+ Pesquisa revela que exercício eficaz em queimar gordura rapidamente pode ser feito sentado
+ Veteranos do surf dão show no CBSurf Master 2022
Por isso, que tal eliminar a autocobrança e adicionar uma prática saudável por vez em sua rotina? À medida que cada uma delas se torna um hábito, você pode incluir outras práticas e colocar sua saúde no topo de prioridades. Saiba como começar com informações da “Glamour”.
5 hábitos de saúde para praticar todos os dias
1 — Exercitar músculos esquecidos
Mesmo que você tenha uma rotina de treinos consistente, você se lembra de exercitar o assoalho pélvico diariamente? Este conjunto de músculos entre o cóccix e o osso púbico suporta sua bexiga, útero, vagina e intestino. Dessa forma, é possível imaginar o tamanho de sua importância.
Alterações hormonais, gravidez, parto e menopausa podem enfraquecer o assoalho pélvico, ocasionando problemas como incontinência urinária e perda de sensibilidade vaginal. Isso pode, eventualmente, levar à necessidade de cirurgia.
Felizmente, é possível fortalecer o conjunto de músculos de forma fácil em seu dia a dia com exercícios de Kegel. Para praticá-los, você pode experimentar contrair e liberar os músculos vaginais por algumas repetições em diferentes horários do dia. Outros exercícios podem ser prescritos por um ginecologista.
2 — Tomar um copo de água a mais
É normal que, em alguns dias, você não consiga tomar a quantidade correta de água para seu organismo (cerca de 35 ml por quilo). No entanto, em uma tentativa de adicionar mais do líquido vital à sua rotina, que tal apostar em um copo de água a mais pela manhã ou antes de dormir?
Dentre outros inúmeros benefícios, o consumo de água pode regular seu intestino, amenizar os níveis de açúcar no sangue, promover mais energia e garantir a sensação de saciedade por mais tempo.
3 — Praticar higiene do sono
A privação do sono está ligada a uma abundância de condições prejudiciais à saúde, como hipertensão arterial, obesidade, colesterol alto e até depressão. Por isso, em uma tentativa de garantir mais saúde, dormir bem é indispensável.
Contudo, é mais fácil garantir as sete a nove horas de sono diárias recomendadas pela ciência quando você tem uma rotina de sono bem definida. Para isso, praticar a higiene do sono é indispensável: desligar-se dos aparelhos eletrônicos, evitar refeições pesadas, ter um horário determinado para dormir e acordar, entre outras práticas simples.
4 — Acelerar o ritmo
Segundo pesquisas, caminhar em ritmo acelerado por cerca de 30 minutos pode reduzir o risco de câncer, doenças cardíacas e demência, em comparação com caminhar um número semelhante de passos em um ritmo mais lento.
5 — Consumir folhas
Consumir vegetais pode fortalecer a saúde do coração e acelerar a perda de peso. Por isso, tente incorporar algumas folhas às suas refeições, mesmo mantendo a quantidade de carboidratos e proteínas que você já costuma consumir.
Se você não é uma grande fã de salada, pode fazer isso de forma mais agradável, como adicionando alface a um sanduíche, espinafre ao molho branco e couve a um suco matinal.