Novo episódio da série de Avancini revela pressão na disputa da Copa do Mundo no Brasil

Foto: divulgação

Em cinco capítulos, a série ‘Efeito Avancini’ narra as lutas e glórias do maior nome do mountain bike brasileiro. Nesta quarta-feira (28), o quarto episódio, que explora a energia do público durante etapa da Copa do Mundo em Petrópolis (RJ), estreia na plataforma de streaming Red Bull TV.

Leia mais:

+ De sonho a herói: nova série mostra como Avancini revolucionou o ciclismo no Brasil

+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Campeão mundial, dono dos principais recordes e títulos internacionais do Brasil no mountain bike, Avancini foi um dos maiores responsáveis por trazer, após quase duas décadas, uma etapa da Copa do Mundo ao país – feito que aconteceu justamente no ‘quintal da sua casa’.

O momentos foi um dos mais emblemáticos e desafiadores da carreira do brasileiro. Isso porque, além de viabilizar o evento, Avancini lidou de frente com a pressão de competir em sua cidade-natal.

Essas sensações e sentimentos embalam o quarto episódio da série disponível por meio do link https://www.redbull.com/br-pt/episodes/efeito-avancini-s1-e4 .

“Na minha vida, eu nunca senti pressão como naquele momento. Eu sempre me coloquei na posição de que a minha pressão interna era maior do que qualquer pressão externa. Talvez essa seja a primeira vez em que as pessoas esperam até mais do que eu. Foi muito difícil eu conseguir perceber as coisas que estavam acontecendo à minha volta, perceber qual era o meu humor no dia, qual era o meu estado físico, qual era o meu grau de concentração… Era tanta informação, tanta vibração acontecendo, um negócio tão único, que eu nunca tive nenhum parâmetro disso”, afirma o ciclista.

Ao longo do episódio, Avancini percebeu o efeito que gerou no país por meio da sua dedicação ao esporte e das barreiras que superou. O conteúdo ainda aborda a relação dele com sua família e seu preparativo para o XCO, destacando a importância de conseguir conciliar a pressão do público com a necessidade de manter seu alto rendimento e ser um anfitrião da prova em todas as pontas.

“Eu recebo muito carinho sempre nas provas aqui no Brasil, mas dessa vez as pessoas estão me aplaudindo pela minha história e pelo meu esforço”, diz o ciclista. “Foi um misto de emoções muito novas para mim. Acho que, dificilmente, eu repita a mesma situação de ter construído uma carreira, de trabalhar tantos anos por um momento e esse momento estar se realizando enquanto eu ainda sou um atleta ativo”, completa.

Coproduzida pelo Canal OFF, a série está disponível na Red Bull TV e, por lá, o público pode acompanhar os três primeiros episódios. O quinto e último será lançado na próxima semana.