Os brasileiros Gabriel Tarso e Fernanda Maciel estavam no Manaslu na manhã da última segunda-feira (26), quando uma grande avalanche atingiu a oitava maior montanha do mundo.
Felizmente a dupla não se feriu, mas testemunhou de perto o desprendimento de um enorme serac entre os acampamentos 3 e 4 da montanha.
Veja também
+ Avalanche deixa pelo menos 12 alpinistas feridos no Manaslu
+ Atleta da North Face, Hilaree Nelson desaparece após cair em fenda no Manaslu
+ O quão inclinada uma montanha pode ser antes de se tornar instável?
Até agora, a morte de um alpinista nepalês foi confirmada pelo departamento de turismo do Nepal. Várias outras pessoas estão feridas ou desaparecidas, de acordo com agências locais.
Tarso, que está no Nepal para gravar um documentário ao lado de Fernanda, fazia uma caminhada de aclimatação e escapou por pouco da tragédia. Ele inclusive ajudou no resgate de um sherpa ferido.
“Olhar pra vida e perceber que tudo não passa de um instante tão precioso nos torna mais vivos ainda (…) Uma avalanche de uma proporção que jamais vi de tão perto, desceu em nossa direção no mesmo instante que a vida passava na minha frente. Tive uma segunda chance”, escreveu Tarso nas redes sociais.
Infelizmente, Gabriel também presenciou a morte de outro sherpa no mesmo local. Ele postou imagens do resgate logo após a avalanche.
Ver essa foto no Instagram
Já a experiente ultracorredora Fernanda Maciel lamentou o desaparecimento da alpinista norte-americana Hilaree Nelson em mais uma avalanche na manhã de segunda-feira.
Atleta experiente, Nelson esquiava perto do cume ao lado do marido, Jim Morrison, e teria caído em uma fenda, de acordo com testemunhas.
“Hilaree foi pega por outra avalanche logo abaixo do cume. Eu estive com Jim Morrison até o fim do dia de ontem, tentando encontrar um helicóptero para resgatá-la, mas foi muito difícil devido ao mau tempo. Vamos orar por Hilaree”, escreveu Fernanda.
“Estou bem, e com coração apertado escrevendo este post. Dei a volta para descer a montanha ontem justo antes da avalanche do acampamento 3 para o 4. Meu cinegrafista Gabriel (Tarso) quase foi pego pela avalanche, ele está bem e aqui no acampamento base comigo. Ele ajudou no resgate, ele resgatou um homem morto e um vivo. Tiveram mais seis pessoas machucadas”, relatou a brasileira.
Ver essa foto no Instagram
A meteorologia dificultou os esforços de resgate na segunda-feira. Os helicópteros não foram autorizados a decolar devido às condições. O tempo melhorou nesta terça-feira e um helicóptero seguiu para o local do acidente de Hilaree Nelson.
A empresa The North Face, que patrocina Nelson, confirmou o desaparecimento. “Estamos em contacto com a família de Hilaree e apoiando as tarefas de busca e resgate de todas as formas possíveis”, afirmou no Instagram.
Na última quinta-feira, a americana escreveu na mesma rede social que não se sentia tão segura no Manaslu como em expedições anteriores. “As últimas semanas testaram minha resistência”, destacou a atleta.