Pensando em influenciar candidaturas aos poderes executivo e legislativo federais e estaduais a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura, o Instituto Aromeiazero juntou-se ao Bike na Pista e Clube do Ciclismo de Campos para promover a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições no estado do Rio de Janeiro.
Ambas estão articulando e correndo atrás para ampliar o compromisso da política com diretriz e ações que garantem o direito a uma mobilidade de qualidade, sustentável e acessível.
Veja também
+ Essas são as melhores fotos tiradas por drones em 2022
+ 7 destinos de mochilão na América do Sul
+ Como desafios na natureza nos ajudam a desenvolver soft skills
O principal instrumento da Campanha é a elaboração e entrega de propostas para as candidaturas sob a forma de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável.
A iniciativa realizará incidência sobre as candidaturas visando a assinatura formal e a sua assunção de compromisso com as propostas, de modo que aquelas que forem eleitas apliquem tais propostas sob a forma de políticas públicas e de matérias legislativas no exercício de 2023 a 2026.
Desde 2008, têm sido realizadas campanhas similares por organizações da sociedade civil em cidades brasileiras, mas foi a partir de 2014 que a campanha passou a ser realizada de maneira unificada em âmbito nacional, avançado na integração das pautas de mobilidade e com a ampliação das parcerias. Atualmente é coordenada nacionalmente pelas organizações Cidadeapé, Associação G-14 Apoio aos Pacientes de Poliomielite e SPP, IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Rede Vidas Ativas e UCB – União de Ciclistas do Brasil.
Entre os que já assinaram a carta no Estado do Rio de Janeiro, estão os candidatos a Deputado Federal: William Siri (PSOL), Hugo Leal Melo da Silva (PSD) e João Batista Oliveira de Araújo, mais conhecido como Babá (PSOL), e os a Deputado Estadual: Marcos Marins (PSD), Rafaela Albergaria (PT), Leonardo Giordano (PCdoB), Claudio Caiado (PSD), Jefferson Vinco (PSOL) e Bruno Rosa (PSOL).
“A luta por mobilidade e transporte seguro, sustentável, antirracista e sensível gênero está conectada com a agenda do futuro, por isso a assinatura da carta é estratégica”, declarou a candidata a Deputada Estadual, Rafaela Albergaria (PT).
O caminhar, a mobilidade inclusiva, a bicicleta e o transporte público coletivo são os modos de locomoção mais justos do ponto de vista social, além de contribuírem para a saúde pública, a preservação ambiental, a autonomia e o orçamento familiar.
Porém, historicamente foram os modos de deslocamento mais negligenciados, uma vez que os subsídios e investimentos públicos têm sido concedidos prioritariamente para a mobilidade motorizada individual (automóveis). No entanto, o poder público tem o dever de garantir a prioridade, a segurança, a qualidade e o conforto para os modos de mobilidade sustentáveis e inclusivas.
Por isso, o Instituto Aromeiazero, Bike na Pista e Clube do Ciclismo de Campos convidam os candidatos do Estado do Rio de Janeiro a assinarem a Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. As eleições são um momento crucial e fundamental da democracia, conheça as propostas e compromissos dos seus candidates e vote consciente!.
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco e da Argo Seguros, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.