A skatista Yndiara Asp, 24 anos, é a nova campeã da etapa do STU National 2022, campeonato que pertence ao Circuito brasileiro de skate 2022. Na etapa, que teve sua estreia em Recife (Pernambuco), a atleta olímpica derrotou as adversárias em uma pista que nunca havia andado antes em sua vida.
+ Banco Master Rocky Mountain Games recebe mais de 2.500 pessoas em Campos
+ Sem contraindicação: 5 dicas para curtir ao máximo seu tempo na natureza
+ Jovem prodígio do surf e do skate falece em trágico acidente
Para alcançar o lugar mais alto do pódio, Yndi atuou de forma brilhante em suas voltas, saindo na frente e logo assumindo o primeiro lugar, garantindo 58.33 de pontuação. As skatistas Raicca ventura e Isadora Pacheco fecharam em segundo e terceiro lugar, respectivamente. E na soma total dos pontos, Raicca levou o título de campeã brasileira do circuito.
Além de sua alta performance nas pistas, Yndiara também é conhecida por seu posicionamento em prol das mulheres skatistas, sendo responsável por momentos históricos para o skate feminino, desde quando os eventos passaram a igualar as premiações entre homens e mulheres, até sobre trazer a categoria feminina para eventos globais.
“Ganhei um campeonato, mas na hora da premiação as pessoas ao redor começaram a comentar sobre a diferença do valor da premiação para o 1º lugar do feminino e masculino, fiquei feliz de ver as mulheres me apoiando naquele momento, hoje procuro ser esse apoio para mulheres que querem ser skatistas também”, lembra Yndi. “E trazer a categoria feminina foi quando me juntei com algumas amigas skatistas durante o Red Bull Skate Generation, nós escrevemos em cartazes pedindo para o evento ter uma categoria feminina, e deu certo!”, completa a skatista, que hoje é embaixadora do evento.
Recentemente, Yndi também foi reconhecida globalmente como skatista profissional. Apesar de atuar profissional desde 2018, reconhecida pela Confederação Brasileira de skate, o selo oficial acontece quando uma marca de shape batiza o skatista. “Foi muito emocionante pra mim, fui reconhecida pela Santa Cruz, uma marca que me apoia desde os meus primeiros drops, foi a consagração da minha vida como skatista”, define.
Sobre o futuro, a atleta olímpica tem as Olimpíadas de Paris 2024 como uma de suas metas. “Vivo um dia de cada vez, mas quero andar muito de skate ainda, me envolver em projetos em prol do skate, além de trazer uma medalha ao Brasil nas próximas olímpiadas”, conta.