Em temporada de desafios, Avancini busca repetir pódio histórico no Mundial de MTB

Por Redação

avancini
Recentemente, Avancini enfrentou uma infecção pulmonar, que o tirou de ação de uma etapa da Copa do Mundo. Foto: Divulgação.

Com o objetivo de esquecer os problemas físicos que o atrapalharam nesta temporada, o ciclista brasileiro Henrique Avancini chega para a disputa do Campeonato Mundial de MTB, que começa nesta quarta-feira (24), em Les Gets (França), pronto para voltar a fazer história.

Após o inédito vice-campeonato na prova do short track (XCC) obtido na edição de 2021 do Mundial, o maior nome do Brasil na modalidade tentará pelo menos repetir o pódio na edição deste ano e também buscar um ótimo resultado na competição principal do evento, o cross country olímpico (XCO).

Veja também
+ Por que todo mountain biker precisa de uma hardtail
+ Henrique Avancini: a arte do método próprio
+ 10 dicas para mandar bem no MTB do Banco Master Rocky Mountain Games

“O ano de 2022 tem sido repleto de muitos desafios e contratempos. Minha principal barreira tem sido os problemas físicos variados. Faz parte do contexto pela exposição às condições climáticas diversas, mas estes problemas aconteceram em momentos críticos na temporada. Acredito que consegui contornar bem a situação e fiz uma boa preparação para o Campeonato Mundial de Les Gets. Estou colocando toda a minha energia nesta competição”, diz Avancini.

Recentemente, o ciclista brasileiro enfrentou uma infecção pulmonar que inclusive o tirou de ação de uma etapa da Copa do Mundo de MTB, realizada em Mont-St-Anne, no Canadá, no começo de agosto. Agora, o foco é mostrar que os problemas foram superados e conquistar um ótimo resultado no Mundial da França.

“Optei por dar um pouco mais de atenção na preparação do XCC. O resultado do ano passado foi excelente, com o vice-campeonato mundial. Superar esse feito seria a realização de um grande sonho”, disse atleta, referindo-se à medalha de prata obtida no Mundial de Val di Sole, na Itália, em 2021.

A disputa do XCC Realizada em um trajeto mais curto e que costuma ter a duração de cerca de 20 minutos – será na sexta-feira (26), a partir das 12h45. Já o XCO (mesma prova disputada nos Jogos Olímpicos, que costuma ter em torno de 1h30min de duração) acontecerá no domingo (28), com largada programada para 10h15, sempre no horário de Brasília.