A popularidade do quiabo se estende por todo o Mediterrâneo, sudeste da Ásia, sul dos Estados Unidos e América do Sul. Mas, para algumas pessoas, a mera palavra “quiabo” evoca visões de algo viscoso e desagradável. Provavelmente, eles simplesmente não sabem como cozinhar o alimento corretamente.
+ 6 dicas para evitar o inchaço após as refeições
+ O plano de refeições antecipadas que economiza tempo
+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate
Quando cortada, a vagem de quiabo estriada exala uma substância pegajosa que engrossa os ensopados, como o gumbo crioulo ou o bamya, prato típico do Oriente Médio. Aqui está o que você precisa saber para desfrutar do seu quiabo.
Como escolher e armazenar quiabo
Procure o quiabo de cor verde brilhante, sem manchas ou manchas escuras. Verifique se as vagens são flexíveis, mas firmes. Quanto menor o quiabo, mais macio, então escolha vagens de 3 a 4 polegadas de comprimento, aconselha Erin Bullock da Mud Creek Farm em Victor, NY A vida útil do quiabo é curta; você vai querer cozinhá-lo dentro de um dia ou dois da compra. Refrigere o quiabo em um saco ventilado para evitar a exposição ao ar seco e à umidade e espere até se preparar para lavar as vagens.
Como cozinhar quiabo
Para preparar, você vai querer usar uma faca de cozinha ou de aparar para cortar o caule do quiabo e preparar a vagem inteira, ou então cortá-la em lascas ou rodelas finas. Cozinhar o quiabo inteiro, selar em fogo alto, estufar ou refogar reduzirá sua viscosidade antes de comer.
Depois de aprender isso, experimente estas preparações clássicas:
- Cozinhe o quiabo em um tagine de berinjela, tomate, pimentão, azeitonas pretas e damascos secos com limão em conserva, canela e cominho; sirva com cuscuz
- Marinar o quiabo no pesto de manjericão com pimentão vermelho, abobrinha, anéis de cebola roxa e berinjela. Grelhe os legumes e sirva com redução de balsâmico.
- Refogue o quiabo em leite de coco, pasta de pimenta tailandesa e folhas de limão kaffir; decore com manjericão fresco.
3 receitas de quiabo para experimentar
Gumbo vegetariano
Ingredientes
1/2 xícara de óleo vegetal
1/3 xícara de farinha
1 cebola pequena picada (1 xícara)
1 pimentão verde pequeno picado (1 xícara)
3 talos de aipo, picados (1 xícara)
1 28 onças. pode tomate em cubos
2 xícaras de feijão verde fresco ou congelado
3 cenouras fatiadas (2 xícaras)
1 mandioquinha em cubos (1 xícara)
1 xícara de quiabo fatiado fresco ou congelado, opcional
1 colher de sopa. cominho em pó
1 colher de sopa. páprica
1 colher de sopa. orégano seco
1/4 colher de chá. Pimenta-caiena
Preparação
Misture o óleo e a farinha no forno holandês ou panela de fundo pesado até ficar homogêneo. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos, ou até que o roux fique com uma cor de caramelo escuro, mexendo sempre.
Adicione a cebola, o pimentão e o aipo e cozinhe por 5 minutos, ou até que os legumes estejam macios. Misture todos os ingredientes restantes e 4 xícaras de água. Tempere com sal e pimenta. Reduza o fogo para médio-baixo, tampe e cozinhe por 40 minutos, ou até as cenouras ficarem macias. Sirva sobre o arroz.
Quiabo crocante frito no forno
Ingredientes
2 xícaras de fubá
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta preta da terra
1/2 colher de chá de páprica
1 ovo grande
1 quilo de quiabo fresco ou descongele o quiabo
Preparação
Pré-aqueça o forno a 400F. Cubra a assadeira com spray de cozinha.
Misture a farinha de milho, sal, pimenta e páprica em uma tigela.
Bata o ovo em uma tigela separada. Mergulhe o quiabo no ovo e depois na mistura de fubá. Trabalhe em lotes para evitar aglomeração.
Espalhe o quiabo na assadeira preparada. Asse por 30 a 35 minutos, ou até ficar crocante e levemente dourado, sacudindo a frigideira de vez em quando. Retire da panela com uma escumadeira e sirva quente.
Quiabo e milho caramelizado com coco, hortelã e limão
Ingredientes
450g de quiabo, fatiado (5 xícaras)
4 xícaras de milho fresco (de 4 espigas)
5 colheres e meia de sopa de óleo de côco
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/4 colher de chá de sal
1 colher de sopa de suco de limão fresco (1/2 limão)
1/3 xícara de flocos de coco sem açúcar, torrados
1 colher de sopa de hortelã fresca picada
Preparação
Pré-aqueça o forno
Misture o quiabo, o milho, o óleo de coco, o açúcar mascavo e o sal em uma tigela grande. Espalhe em uma única camada na assadeira e leve ao forno por 30 minutos, ou até que o quiabo e o milho comecem a dourar e caramelizar, mexendo ocasionalmente.
Misture os legumes quentes com suco de limão, coco torrado e hortelã picada em uma tigela. Sirva quente.