Com objetivo de melhorar a disputa no atletismo, o Comitê Organizador da World Athletics divulgou mudanças no formato das competições. Agora, as provas de 200m até 1500m contarão com uma repescagem, que substituirá o formato anterior em que o melhor tempo era soberano. As informações são da IstoÉ.
Veja mais:
+ Tetracampeão olímpico Mo Farah revela que foi vítima de tráfico infantil
+ Made in Brazil: uma seleção de tênis de corrida 100% fabricados por aqui
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Com a mudança, as provas passarão a ter quatro etapas: primeira, repescagem, semifinal e final. Os horários das novas baterias funcionarão de acordo com a competição. Dessa forma, todos os competidores classificados para a disputa participarão de pelos menos duas etapas.
Vale destacar que as mudanças não estarão presentes nos 100m rasos, por conta das baterias preliminares já estabelecidas na prova. As corridas mais longas também não fazem parte do novo ciclo, já que a necessidade de recuperação física entre as provas é primordial e indispensável.
Sobre o novo formato, o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, explicou que fez consulta aos atletas para aprovar as novas mudanças.
“Após consultar nossos atletas e emissoras, acreditamos que esta é uma inovação que tornará a progressão nesses eventos mais simples para os atletas e criará expectativa para fãs e emissoras. As rodadas de repescagem darão mais exposição ao nosso esporte durante o pico do período olímpico e serão cuidadosamente programadas para garantir que todos os eventos do nosso programa olímpico mantenham sua parte nos holofotes”, afirmou ele.