O montanhista brasileiro Moeses Fiamoncini chegou ao cume do Broad Peak nesta quarta-feira (20) e tornou-se o primeiro brasileiro a alcançar o topo da montanha de 8.051 metros.
Fiamoncini escalou sem uso de oxigênio suplementar, solo e sem apoio de carregadores, o que exigiu enorme esforço físico, psicológico e grande habilidade técnica, destacou o alpinista em seu perfil no Instagram.
Leia mais
+ Fitz Roy: brasileiros no topo de uma das montanhas mais perigosas do mundo
+ Como controlar o psicológico em alta montanha
+ As melhores dicas para conservar sua barraca
Localizado na remota cordilheira de Karakoran, no Paquistão, o Broad Peak é localmente conhecido como Faichan Kangri. É a 12.ª montanha mais alta do mundo.
Por ficar próxima do mais famoso K2, com seus 8.511 metros, muitas vezes é ignorada pelos montanhistas.
Essa é a quinta montanha dessa categoria conquistada por Fiamoncini, que tem o objetivo de escalar as 14 montanhas com mais de 8 mil metros do mundo, feito ainda não realizado por nenhum brasileiro.
Além do fato de o Broad Peak estar na lista das 14 mais altas, Moeses tem um motivo a mais para chegar lá. “Eu a escolhi porque um grande amigo, Sergi Mingote, alpinista espanhol que sofreu um acidente fatal em 2021, falava muito dela como um lugar especial, lindo. Então, estar aqui neste momento é como estar trilhando os passos que meu amigo trilhou”, explicou Moeses em depoimento recente à Folha de S.Paulo.
Fiamoncini se encontra em processo de descida e de acordo com seu rastreador, já retornou ao campo 3.
Ver essa foto no Instagram