Se você quer começar no trail running, saiba que essa é uma maneira atraente de registrar milhas. As trilhas oferecem uma fuga para a natureza e um caminho para montanhas, rios e florestas espetaculares. Além disso, praticar a corrida em terrenos macios, pode ser mais suave para o seu corpo do que o impacto constante no asfalto.
+ Como é uma prova de corrida de montanha
+ UTMB: o paraíso do trail running entre três fronteiras
Isso tudo sem contar com os relatos dos corredores de trilha empolgados que garantem maior beleza à beira do caminho, além do poder das trilhas de estimular o cérebro.
Se você quer entender o motivo de todo o felizardo que corre em trilha, mas não tem ideia por onde começar ou está preocupado com questões de segurança, estamos aqui para ajudar.
Temos algumas dicas de corredores de trilha e treinadores experientes que já usaram seus tênis de corrida antes e podem ajudá-lo a sair da estrada e entrar nas trilhas.
Como começar no trail running:
Tudo bem se sentir um pouco assustado
Quando você está fazendo algo novo pela primeira vez, é natural sentir um pouco de medo, diz Danielle Snyder, coach de mentalidade e corredora de trilhas, que entrou no esporte por meio da corrida de rua e agora se concentra em corridas e corridas de trilhas de ultradistância.
Ela sugere reconhecer seu medo para que você possa normalizar e trabalhar com ele, em vez de deixar que ele o atrapalhe. Não se preocupe se a ideia de correr pela primeira vez parecer um pouco intimidante, diz ela. Você não está sozinho em se sentir assim.
“Não há problema em sentir um pouco de medo”, afirma Danielle. “Sentir medo não significa que não podemos fazer aquilo.”
Comece com uma trilha que pareça mais confortável para criar confiança e coragem, ela recomenda. Escolha uma trilha mais movimentada, ou mais próxima da civilização, ou encontre pessoas para explorar as trilhas com você no começo. Quanto mais você fizer algo que pareça assustador ou desconfortável, mais corajoso e confortável você se sentirá, diz ela. Portanto, não desanime se sentir medo de começar. Quanto mais você fizer isso, mais fácil será.
Snyder diz que quando ela vai para uma nova área e está nervosa por correr em trilhas desconhecidas, ela começa com pequenas idas e vindas em uma trilha até se sentir mais confiante para se ramificar.
Além disso, ela também toma algumas precauções para se sentir mais segura quando está correndo sozinha, como verificar os relatórios das trilhas para ter uma noção do quão seguro é o início do trajeto e sempre contar do plano de corrida para alguém que saiba onde ela está e mais ou menos que horas volta.
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Conecte-se com um grupo ou um amigo
Quando Liz Derstine, uma corredora e treinadora, decidiu que queria começar a correr em trilhas, ela morava em Portland, Oregon (EUA). Ela sabia que havia trilhas incríveis nas proximidades em lugares como o Columbia River Gorge, mas se sentia intimidada demais para planejar uma rota ou verificar as trilhas sozinha.
“Havia muitas incógnitas e eu não queria ir a algum lugar novo sozinha”, disse ela.
Assim, ela saiu com amigos e grupos mais familiarizados com os trajetos. Ela também se inscreveu em corridas de trilhas locais e depois voltou e fez os cursos de coach de corrida. E agora, Derstine está muito confortável se aventurando por conta própria – e até estabeleceu recordes de velocidade solo em trilhas de longa distância como a Appalachian Trail de 2.200 milhas e a Pinhoti Trail de 335 milhas no sudeste.
“Uma ótima maneira de experimentar novas rotas e conhecer outros corredores é encontrar um grupo de trail running na sua área”, diz ela.
Para encontrar grupos perto de onde você mora, pergunte nas lojas de corrida se eles organizam uma corrida regular de trilhas ou confira as mídias sociais para grupos de trilhas locais.
Snyder concorda que se conectar com um grupo de corrida para iniciantes é uma ótima maneira de explorar as trilhas. Ela acrescenta que um amigo de trilha pode ajudá-lo a aprender os meandros do esporte. Se você conhece alguém que frequenta as trilhas, pergunte se pode acompanhá-lo e conversar com ele sobre equipamentos, abastecimento e seus lugares favoritos.
“Uma das melhores maneiras de aprender é pedir a um amigo que lhe mostre as cordas”, diz ela.
Jogue fora as expectativas de tempo
Como um corredor de rua, você provavelmente sabe exatamente que tipo de ritmo você deve correr para cada variedade de corrida: de tempos a treinos de pista a dias fáceis, você tem seus ritmos ajustados. Mas o ritmo não funciona da mesma maneira nas trilhas, graças ao terreno variado e à natureza ondulante do terreno. Deixe todos os pensamentos de ritmo no início da trilha, recomenda Derstine.
“Quando se trata de corrida em trilha, você meio que precisa jogar o tempo e o ritmo das expectativas pela janela”, diz Derstine, que atualmente treina para corridas de estrada e trilhas. Ela correu a Maratona de Boston nesta primavera e agora está se preparando para uma tentativa de FKT em uma trilha de longa distância.
“Eu sei exatamente quanto tempo vai demorar para eu sair por seis milhas fáceis na estrada. Mas meu ritmo nas trilhas pode ser de dois a vinte minutos maior por milha do que meu ritmo nas estradas, dependendo do tipo de terreno em que estou correndo.”
Portanto, quando você estiver correndo em trilhas, não se preocupe com o que seu relógio diz; foque no esforço e curta a trilha.
+ Como treinar para uma meia maratona em trilhas
Não tenha medo de andar
“Trail ‘running’ é um termo generoso”, diz Derstine, que acrescenta que ela caminha durante muitas de suas trilhas. E Derstine não está sozinha nisso. Vá a quase todas as corridas de trilha e você verá todos, desde os mais experientes até as elites mais rápidas, caminhando.
A razão pela qual a caminhada é tão prevalente na corrida em trilha é porque muitas trilhas são montanhosas, e caminhar pode ser a maneira mais eficiente de subir. Caminhar na subida pode ajudá-lo a economizar energia valiosa para que você possa correr mais forte nos quilômetros posteriores. E como algumas trilhas são mais técnicas, com pedras, raízes e torrões para percorrer, caminhar pode ser uma ótima maneira de percorrer terrenos mais técnicos com conforto e facilidade.
“Corridas em trilhas podem envolver toneladas de caminhada, seja subindo uma colina íngreme, ou até mesmo uma colina não tão íngreme, ou porque a trilha é tão técnica que é mais seguro caminhar do que correr”, diz Derstine.
Então, se você estiver andando em uma trilha, não se deixe pensar que você é menos corredor de trilha. Em vez disso, dê a si mesmo uma estrela de ouro por fazer certo.
Pegue com os dedos dos pés
Uma das maiores diferenças entre corrida de rua e corrida em trilha é que há coisas no chão que você precisa para correr.
“Quando se trata de correr em trilhas, você provavelmente encontrará pedras, raízes e pequenas quedas e curvas constantes, e você se verá fazendo cálculos constantes sobre onde colocar cada passo”, diz Derstine. “Quando comecei a correr em trilha, meu ritmo de corredor de rua não estava funcionando, pois meus dedos constantemente cortavam pedras e raízes se eu não estivesse prestando atenção.”
Ela percebeu que precisava adaptar seu passo às trilhas para evitar situações indesejados. Ela trabalhou para treinar seu cérebro para fazer um pouco do movimento de pegar algo com os dedos dos pés a cada passo, como se sempre houvesse algum obstáculo invisível à sua frente. Seu treinador lhe disse para se imaginar pedalando uma bicicleta e se lembrar de “pegar e colocar o pé no chão”. Esse mantra a ajudou a percorrer muitos quilômetros de trilha com menos quedas ao longo do caminho.