7 efeitos colaterais causados por alimentos comuns

Foto: shutterstock

Muitas vezes não percebemos, mas grande parte das diferentes sensações em nosso organismo, são ditadas pela alimentação que temos. E alguns alimentos — inclusive os mais comuns — podem causar até efeitos colaterais.

Se você se pergunta por que seus dedos incham ou sua urina tem mau odor, a resposta pode estar em suas refeições. Entenda com informações do “Eat This, Not That!”.

7 efeitos colaterais causados por alimentos comuns:

Seus dedos incham quando você come comidas salgadas

Foto: shutterstock

Consumir alimentos muito salgados pode causar retenção de líquidos, resultando em inchaço no corpo — e dificuldade para tirar seus anéis.

A nutricionistaPenny Clark relata que alguns dos alimentos culpados pelo inchaço são pizzas, sanduíches, hambúrgueres, carnes processadas (bacon, frios, salsicha), pães, enlatados (sopa e legumes), refeições congeladas, salgadinhos, condimentos (molhos para salada, mostarda, ketchup) e comidas de restaurante.

No entanto, o inchaço nos dedos, mãos ou pés não é normal. Por esse motivo, Penny recomenda informar ao seu médico se você sentir inchaço nos membros, pois isso pode ser resultado de alguma condição subjacente.

Cogumelos podem causar irritação na pele

Qualquer alimento pode causar uma irritação caso você seja alérgica a ele. No entanto, a dermatite flagelada por shitake é uma reação tóxica que existe e pode ser perigosa.

“A dermatite flagelada por shitake é uma rara erupção cutânea distinta causada pelo consumo de cogumelos shitake crus ou mal cozidos”, explica Penny. “A erupção de estrias lineares se assemelha a marcas de chicote e ocorre no tronco, mas também pode aparecer nos membros, pescoço e cabeça”, continua.

Mas não há motivo para pânico: se você já comeu cogumelos shitake antes e não desenvolveu nenhuma irritação, provavelmente não precisa se preocupar, já que, de acordo com a nutricionista, apenas 2% das pessoas estão suscetíveis à condição. “Bem cozidos, eles são excelentes para comer sem esses efeitos colaterais”, finaliza.

Aspargos deixam a urina com mau cheiro

Foto: shutterstock

Aspargos podem causar um odor pungente, semelhante a repolho cozido, na urina. “Alguns cientistas acreditam que isso é resultado da digestão e da quebra de compostos contendo enxofre nos aspargos, que se tornam voláteis (transportados pelo ar) em nossa urina e podem ser cheirados 15 a 30 minutos depois de comê-los”, explica Penny.

Entretanto, esse alimento é nutritivo, baixo em calorias, uma boa fonte de vitaminas C e A e rico em folato. Por isso, vale a pena encarar o odor desagradável!

Vitamina C pode deixar a urina laranja

Foto: shutterstock

A quantidade excessiva de vitamina C no organismo pode fazer com que sua urina ganhe uma coloração laranja e brilhante, o que não deve ser motivo de preocupação.

No entanto, a urina laranja também pode acontecer em decorrência da desidratação, por isso, beba bastante água e esteja sempre hidratada.

Laticínios podem ter efeito laxante

Foto: shutterstock

Devido à falta da enzima lactase em seus organismos, pessoas intolerantes à lactose não conseguem digerir o carboidrato presente no leite. Como resultado, ao consumir alimentos ricos em lactose, elas experimentam diarreia, gases e desconforto abdominal.

Cenouras em excesso podem deixar a pele amarela

Foto: shutterstock

“Comer muitas cenouras ou outros alimentos ricos em betacaroteno pode causar uma descoloração amarelo-alaranjada da pele, especialmente nas palmas das mãos e solas dos pés”, diz Penny.

Isso acontece porque o excesso de betacaroteno, após penetrar a corrente sanguínea, fica armazenado sob a pele, tendo a capacidade de alterar a tonalidade de sua pigmentação.

Noz-moscada causa alucinações

Foto: shutterstock

Graças a um composto chamado miristicina, a noz-moscada pode causar alucinações em quem a consome em excesso. De acordo com a “ABC News”, os efeitos podem durar até dois dias e são semelhantes ao LSD.

No entanto, quem consome grandes quantidades desse tempero também pode sofrer com náusea, diarreia, vômitos e até mesmo danos cardíacos e nervosos.