É uma foto clássica, que vira e mexe aparece nas páginas da Go Outside: uma barraca solitária, iluminada por dentro, sob um céu cintilante ao fundo. Siga as dicas abaixo e aprenda a fazer este clique.
Escolha o local
Certifique-se de estar a pelo menos 60 km das cidades (um pouco de luz no horizonte pode ser interessante; muito vai estragar sua foto). A água reflete a luz das estrelas – procure-a para melhorar o clique.
Leia mais
+ Dicas de sucesso para otimizar seu mochilão
+ O que acontece com seu corpo quando você escala o Everest
+ Skatista viaja o mundo para escrever livro sobre mulheres do skate
Encontre as estrelas
Escolha um acampamento com uma visão clara do céu. Melhor ainda: certifique-se de que essa vista inclua a Via Láctea e programe sua viagem para que não haja lua para sobrecarregar as estrelas. Use o aplicativo Sky Tonight para descobrir os melhores horários e locais de filmagem.
Exposição para o céu
Desafio: As constelações giram. Evite borrões indesejados ou rastros de estrelas abrindo demais o diafragma e aumentando o ISO para 1600 ou superior. Defina o seu obturador para 20 a 30 segundos (tripé é obrigatório).
Ilumine a barraca
Faça a barraca brilhar, mas não muito – é a sua cor real que deve aparecer. Para uma luz uniforme, improvise uma lanterna usando sua headlamp e uma garrafa de água para difundir a luz; coloque-a no meio do chão e tire algumas fotos de teste. A barraca parece branca? Ajuste a posição da lanterna ou a cubra parcialmente.
Foco
Vá manualmente; o foco automático não funciona bem no escuro. Fique a pelo menos três metros de sua barraca, concentre-se no infinito e, em seguida, afaste-se um pouco.
Time-lapse
Capture as estrelas em movimento usando um intervalômetro, dispositivo usado em conjunto com uma câmera para fotografia time-lapse. O dispositivo comanda a câmera para que tire fotos espaçadas por um determinado intervalo de tempo.