Completar a trilha longa mais popular da América é um grande compromisso de tempo.
A Trilha dos Apalaches (AT em abreviação em inglês) é uma das mais longas da América, além de uma das mais populares entre mochileiros e trilheiros. Com 3.500 quilômetros que passam por 14 estados e alguns dos lugares mais belos da costa leste dos Estados Unidos, a AT é uma trilha dos sonhos para muitos. No entanto, enfrentar a coisa toda é uma missão enorme. Os thru-hikers, aqueles que se esforçam para percorrer sua extensão de uma só vez, podem esperar passar entre quatro e sete meses na trilha.
+ Homem de 83 anos é pessoa mais velha a completar a Trilha dos Apalaches
+ Assista aos highlights do trail run do Banco Master Rocky Mountain Games
+ Guia Hardcore: fazendo a primeira surf trip solo
A maioria dos trilheiros da AT viajam para o norte da Geórgia para o Maine, de forma a começar a aventura na primavera e terminar no outono. Ainda sim, passar cerca de meio ano de vida na trilha é um desafio logístico, físico e mental. Normalmente, elaboram-se itinerários detalhados antes das caminhadas, mas é fundamental ser flexível, porque as mudanças de condições e circunstâncias quase sempre influenciam na linha do tempo.
Ritmo médio para caminhantes AT
O ritmo do trekking provavelmente mudará ao longo da caminhada. Vários fatores podem influenciar quanto tempo leva para percorrer um certo número de quilômetros, como o aumento da aptidão ao longo do tempo. A maioria dos caminhantes percorre menos quilômetros no início de sua jornada do que alguns meses depois. Os caminhantes médios viajam a cerca de 4 quilômetros por hora; caminhantes focados com pernas fortes podem caminhar mais de 3 milhas por hora (4,8km/h).
Com esse ritmo, muitos caminhantes da AT são capazes de cobrir 20 milhas (mais ou menos 32km) ou mais em um dia médio. Já aqueles que são especialmente rápidos podem percorrer em média 25 milhas (mais de 40km) por dia e até ocasionalmente caminhar 30 milhas (38km) em um dia. Nesse ritmo acelerado, um thru-hiker será capaz de completar o percurso em apenas alguns meses.
Fatores que desaceleram o ritmo
Embora as pernas fortes e a trilha plana proporcionem velocidades rápidas de caminhada, há muitos fatores que podem retardar a aventura. Lesões, principalmente as decorrentes de caminhadas diárias e pouco descanso, são comuns na AT. Tornozelos torcidos ou dores musculares podem diminuir o ritmo de um caminhante ou até forçá-lo a descansar na cidade por alguns dias. O clima variável também pode influenciar o ritmo de um caminhante. A maioria dos trilheiros que percorrem a AT começam na primavera para caminhar durante o verão, quando as condições são ideais. Mas se um caminhante ainda estiver na trilha no final do outono, poderá encontrar neve, vento e frio, o que dificulta a manutenção de um ritmo forte.
Diferentes trechos do AT também exigem velocidades de caminhada mais lentas. As Montanhas Brancas de New Hampshire, por exemplo, abrigam algumas das partes mais difíceis da trilha devido aos seus ganhos de elevação íngremes, além do alto número de rochas e clima variável.
Antecipar mudanças no ritmo é crucial para qualquer pessoa que tente uma caminhada bem-sucedida na Trilha dos Apalaches. A flexibilidade é, portanto, a melhor amiga dos caminhantes ao calcular quanto tempo levará para completar a AT.
Mantendo um ritmo forte
Alcançar uma base sólida de condicionamento físico antes de iniciar uma caminhada, obviamente, permite um maior sucesso. Treinamentos regulares com uma mochila carregada antes da aventura preparam o corpo para grandes dias de caminhada e permitem uma aceleração mais rápida do ritmo de caminhada.
Manter uma programação diária na trilha também ajuda você a se manter no caminho certo e a atingir metas de quilometragem significativas, mesmo que você não esteja andando muito rápido.
AT em partes
Para os caminhantes que não conseguem passar meses longe da família, do trabalho ou de outras obrigações para completar uma caminhada, caminhar por partes é uma maneira mais acessível de experimentar a trilha em sua totalidade. Em vez de percorrer a trilha de uma só vez, é possível dividir a trilha em pedaços de comprimento variável e completá-la conforme seus horários permitem. Essa escolha permite que as caminhadas levem de meses a décadas para serem concluídas.
Enquanto meros mortais passam meses caminhando pela Trilha dos Apalaches, os atletas de resistência quebraram recordes de velocidade na trilha. Confira aqui os melhores tempos conhecidos.