A tripulação de uma companhia aérea canadense foi detida na República Dominicana após agentes encontrarem 200 pacotes de cocaína dentro do avião no último dia 5. A aeronave estava no Aeroporto Internacional de Punta Cana e tinha como destino a cidade de Toronto, no Canadá. As informações são da IstoÉ.
+ Transar em um avião? esta empresa aérea pode realizar seu fetiche!
+ Veja quais foram os aeroportos mais movimentados do mundo em 2021
+ Guia Hardcore: fazendo a primeira surf trip solo
De acordo com a Pivot Airlines, cinco membros da tripulação viram parte da droga em um compartimento que continha equipamentos elétricos. Conforme a Direção Nacional de Controle de Drogas (DNCD) da República Dominicana oito embalagens com 25 pacotes foram localizadas nos compartimentos de controle da aeronave.
A polícia local disse que a cocaína vale cerca de US$ 25 milhões. O avião da companhia canadense havia chegado ao aeroporto de Punta Cana em 31 de março. Em nota, a Pivot Airlines informou que a tripulação “evitou um provável desastre aéreo que poderia ter sido causado pelo peso extra e pelos pacotes inflamáveis estarem perto de equipamentos elétricos”.
Na nota, a companhia ressalta ainda que é “inaceitável que uma tripulação aérea canadense possa permanecer detida durante uma investigação potencial de doze meses por um crime suspeito que eles relataram”.
“Eles não falam a língua, foram identificados como denunciando o contrabando às autoridades e temendo por sua segurança. Estamos profundamente preocupados com a segurança e o tratamento ético e humano de nossa tripulação”, disse a companhia aérea.
No total, 9 canadenses, um hindu e um dominicano estão sendo investigados. “Um extenso processo de investigação foi iniciado em torno deste caso”, informou a polícia local. “O Ministério Público, auxiliado por agentes da DNCD, está trabalhando muito para estabelecer claramente quem está diretamente ligado à apreensão da substância.”
Na terça-feira (12), um tribunal da República Dominicana “decidiu melhorar as condições da tripulação e delineou um processo para sua eventual libertação da detenção”, informou a CTV News.
A Pivot Airlines disse estar “agradecida pela decisão” e está trabalhando diligentemente para garantir a libertação de sua tripulação.