Cuidar dos cabelos pode ser uma tarefa trabalhosa. Em meio a fios fracos, pontas duplas e um crescimento que parece nunca acontecer, a impressão é que conquistar as madeixas perfeitas pode ser impossível. Felizmente, existem alimentos que podem ajudar — e muito! — em sua jornada de Rapunzel, além de beneficiar outras áreas de sua saúde. Saiba quais com informações da “Slice”.
+ 14 dicas de especialista para perder peso pedalando
+ Alimentos orgânicos “feios” podem ser até 40% mais baratos; veja como economizar
+ Clark Little lança novo livro fotográfico
Ovos
Foi comprovado cientificamente que a falta de proteínas em uma dieta promove a queda de cabelo. Felizmente, os ovos são uma ótima fonte de proteína e biotina — que auxilia no crescimento dos fios. Você deve certificar-se, inclusive, de incluir as gemas em suas receitas, para aproveitar todos os benefícios adicionais da vitamina D.
Frutas silvestres
Morangos, framboesas, amoras, mirtilos… a escolha é sua! Frutas silvestres, em geral, são repletas de compostos benéficos e vitaminas que auxiliam no crescimento dos cabelos. Os mirtilos, em particular, melhoram a circulação sanguínea, inclusive no couro cabeludo, o que resulta em fios mais grossos e saudáveis.
Espinafre
Carregado em nutrientes como ferro, folato e vitaminas A e C, o espinafre é um superalimento amigo dos cabelos.
A vitamina A estimula as glândulas da pele a produzir sebo, uma substância oleosa que ajuda a hidratar o couro cabeludo. Se o vegetal não for seu favorito, troque-o por couve, que também beneficia os cabelos e a pele.
Batata doce
Outro vegetal rico em vitamina A é a batata doce, que também é uma ótima fonte de betacaroteno. Ele auxilia no crescimento celular que, por sua vez, ajuda a prevenir o enfraquecimento e a perda de brilho dos fios.
Abacate
A biotina também está presente no abacate. E além dessa vitamina, o fruto também possui vitamina E, que auxilia no crescimento dos fios. De acordo com vários estudos, os minerais do óleo de abacate (potássio e magnésio) selam as células da cutícula capilar, o que ajuda as madeixas a parecerem mais brilhantes e macias.
Nozes e sementes
Uma mistura de nozes e sementes sem sal pode fazer maravilhas em seus cabelos. Estes ingredientes fornecem uma infinidade de vitaminas B, zinco e ácidos graxos essenciais, além de fortalecer as cutículas do cabelo e nutrir o couro cabeludo. Deficiências em qualquer uma dessas vitaminas e nutrientes têm sido associadas à perda de cabelo.
Ostras
Extremamente ricas em zinco, um mineral que é absolutamente essencial para a saúde imunológica e ajuda a combater infecções e doenças, uma única porção de seis ostras oferece 100% de sua necessidade diária de ingestão de zinco. Elas também ajudam o corpo a produzir hormônios que estimulam o crescimento dos fios.
Feijões e leguminosas
Semelhante às ostras, os feijões e leguminosas (como lentilha e grão-de-bico) são excelentes fontes de zinco. Eles também são repletos de ácido fólico, uma vitamina do complexo B que ajuda a manter o cabelo saudável e forte. O grão-de-bico possui altos níveis de folato, que renova as células do couro cabeludo e ajuda no crescimento dos fios. O mesmo vale para as lentilhas, que têm ferro suficiente para ajudar os glóbulos vermelhos a transportar o oxigênio necessário para cabelos mais longos e de crescimento rápido.
Peixes oleosos
Evite a queda de cabelo e estimule seu crescimento com peixes gordurosos, como salmão, cavala e arenque. Os ácidos graxos ômega 3 presentes nestes alimentos têm sido associados ao crescimento do cabelo, portanto, introduza mais desses peixes em sua dieta para manter os fios fortes. E se você não costuma consumi-los, pode substituí-los por suplementos de óleo de peixe, sob supervisão médica.
Abóbora
O legume é recheado de minerais como potássio, biotina e zinco, que farão maravilhas por suas madeixas cansadas.