Daqui exatamente 4 dias, o Reino Unido não terá mais regras impostas à viajantes pela pandemia.
+ Anvisa: uso de máscaras continua obrigatório em aeroportos e aeronaves
+ Com subvariante BA.2, casos de coronavírus voltam a subir em países da Europa
+ Viajantes internacionais já podem entrar em Bali sem quarentena
As medidas, como teste, passaporte de vacina e formulários ficam extintas a partir da sexta-feira, dia 18 de março, às 4 horas da manhã. Como de praxe há dois anos, viajantes poderão voltar a entrar no país apenas com passaporte e, em alguns casos, visto.
A medida foi anunciada pelo Secretário de Estado para o Transporte, Grant Shapps, nesta segunda-feira, (14).
TRAVEL UPDATE
All remaining Covid travel measures, including the Passenger Locator Form and tests for all arrivals, will be stood down for travel to the UK from 4am on 18 March.
These changes are possible due to our vaccine rollout and mean greater freedom in time for Easter.
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) March 14, 2022
Segundo Shapps, a mudança só foi possível “graças à campanha de vacinação e significará maior liberdade a tempo para a Páscoa”, feriado em que muitas famílias costumam viajar no país.
“O Reino Unido está liderando o mundo na remoção de todas as restrições de viagens remanescentes da covid-19”, comemorou ainda ao jornal Financial Times.
No entanto, o Departamento de Transporte do Reino Unido ainda ponderou à publicação que deverá manter em seus planos diversas medidas para eventualidades, como o surgimento de novas variantes, mas sem incluir quarentena em hotéis. Em caso de piora na pandemia, a ideia é ter normas menos restritivas possíveis.
A partir de quarta-feira (16), não será mais obrigatório o uso de máscara nas dependências do Aeroporto Internacional de Heathrow, localizado na região metropolitana de Londres. Aconselha-se, no entanto, a manutenção da proteção para circunstâncias de contato próximo com outras pessoas.
Effective from Wednesday 16 March, we’ll remove the requirement for wearing face coverings at the airport. We still strongly encourage both colleagues & passengers to wear them, particularly when they come into close contact with others, but this will no longer be mandatory. 1/2
— Heathrow Airport (@HeathrowAirport) March 14, 2022
Além disso, o aeroporto frisa a necessidade dos passageiros se informarem quanto as regras das companhias nas quais irão voar, porque a decisão de cobrar proteção dentro das aeronaves pode variar de acordo com a empresa.
As companhias British Airways e Virgin Atlantic informaram à Boomberg que cobrarão máscaras apenas de passageiros de voos com origens ou destinos em países que ainda imponham o seu uso.