Não é novidade que com o passar dos anos o corpo muda fisicamente. No entanto, além do envelhecimento, a idade faz com que muitos outros fatores alterem a nossa saúde de maneira geral. Após os 30 anos, por exemplo, naturalmente intensifica-se o processo de diminuição da massa óssea, principalmente entre as mulheres. Isso significa uma maior fragilidade óssea, o que pode causar manifestações como osteopenia, a fase inicial das doenças ósseas osteomalácia ou osteoporose. As informações são da IstoÉ.
+ Vitamina D: sinais de que você tem deficiência de vitamina e como recuperá-la
+ Quantos ovos se pode comer por semana?
+ Imagens impressionantes de enorme fêmea de tubarão-branco grávida
Um dos fatores que pode ajudar a prevenir a perda da massa óssea e, consequentemente, doenças é a mudança alimentar. Alimentos ricos em cálcio e vitamina D desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento ósseo. Além disso, manter um peso corpóreo saudável e praticar exercício físico adequado, incluindo treinamento de força ou resistência duas vezes por semana, são medidas que podem ajudar a desacelerar a perda óssea ou fortalecer os ossos.
Com informações do “Eat This, Not That”, confira a seguir três principais alimentos capazes de evitar doenças ósseas:
Leite e laticínios
Leite e laticínios são boas fontes de cálcio. Veganos também podem se beneficiar, pois o grupo não exclui as opções vegetais, como amêndoa, soja ou aveia.
Folhas verdes escuras
As folhas verdes escuras também são fontes de vitaminas e cálcio, além de ricas em antioxidantes. Portanto, nas próximas listas de compra inclua: couve, espinafre, agrião e rúcula.
Peixes
As proteínas completam a lista de alimentos importantes para os ossos, e nesse quesito os peixes são destaques entre as fontes de cálcio, principalmente opções como salmão, sardinha e bacalhau.