UCI veta equipes da Rússia e Bielorrússia das competições de 2022

Por Redação

UCI Rússia Bielorrússia
Foto: Reprodução / Tour de France.

A UCI (Union Cycliste Internationale) vai vetar as federações da Rússia e Bielorrússia de participarem das competições organizadas pela entidade. Além disso, a organização também cancelou as provas marcadas nesses territórios em 2022.

+ 8 percursos de bike para fazer um verdadeiro ‘Tour de Brasil’
+ Federação Internacional de Escalada cancela etapa da Copa do Mundo na Rússia
+ International Surfing Association exclui atletas russos de seus eventos

No entanto, a UCI permitirá que os ciclistas desses países compitam em outras equipes estrangeiras, desde que não carreguem bandeiras ou símbolos nacionais russos ou bielorrussos.

“A UCI expressa mais uma vez sua grande preocupação com a situação na Ucrânia e condena veementemente a agressão dos governos russo e bielorrusso e sua violação da trégua olímpica”, diz o comunicado oficial da entidade.

“A UCI deseja ver um retorno à paz o mais rápido possível e pede que os valores olímpicos sejam respeitados. Com efeito, o esporte em geral e o ciclismo em particular são veículos de paz, amizade, solidariedade e tolerância”, afirma a UCI.

A Union Cycliste Internationale também retirou todos os eventos dos dois países do calendário internacional de 2022, incluindo os Grandes Prêmios de Moscou, São Petersburgo e o evento da Granfondo World Series Event na capital russa.

“A UCI congratula-se com a atitude corajosa tomada por ciclistas e funcionários russos e bielorrussos em busca da paz. Apela à contenção de todas as partes no conflito, bem como à proteção dos civis, e espera que a paz seja restaurada rapidamente. Também pedimos aos organizadores, espectadores e competidores que respeitem os pilotos russos e bielorrussos nas corridas em que sejam autorizados a participar”, ressalta a UCI.

Entre as equipes afetadas estão a ProTeam Gazprom – RusVelo (RUS), Continental Team Vozrozhdenie, Tula Cycling Team (RUS), CCN Factory Racing (BLR) e Minsk Cycling Club (BLR).