Sete companhias de cruzeiros retiram portos russos e ucranianos de itinerários

companhias de cruzeiros
Barcelona, Espanha. 6 de novembro de 2018, MSC Fantasia Cruise Ship no fim de tarde - Foto: shutterstock.com

Já são sete as companhias de cruzeiros que optaram por remover os portos da Rússia e, em alguns casos, da Ucrânia de seus trajetos devido ao conflito na região. São elas, Norweigian Cruise Line, Regent Seven Seas Cruises, Oceania Cruises, Viking Cruises, Atlas Ocean Voyages e a MSC Cruzeiros, que também suspendeu as paradas em São Petersburgo do seu roteiro pelo Mar Báltico.

+ Federação Internacional de Escalada cancela etapa da Copa do Mundo na Rússia

+ Um dos maiores cruzeiros do mundo: conheça o interior do Harmony of the Seas

+ 5 truques para lidar melhor com o sol de verão no surf

Segundo o jornal USA Today, a companhia Regent Seven Seas Cruise retirou as Ilhas Solovetski, Arkhangelsk e Murmansk, na Rússia, além de Odessa, na Ucrânia, de seus itinerários.

Além disso, em carta aos passageiros obtida pela Travel and Leisure na última sexta-feira (25), a companhia avisou que “Devido à escalada da situação entre Rússia e Ucrânia, tomamos a decisão de modificar o curso da próxima viagem e removemos São Petersburgo do itinerário. Estamos atualmente trabalhando para confirmar um itinerário revisado e ofereceremos atualizações assim que tivermos mais informação”.

Assim como a Regent Seven Seas, a Norwegian Cruise Line e a Oceania Cruise pertencem a empresa-mão norueguesa Norwegian Cruise Line Holding, e, portanto, todas também confirmaram à Travel and Leisure que não entrarão em porto russo.

“A segurança de nossos passageiros, tripulantes e das comunidades que visitamos é nossa principal prioridade”, alegou o porta-voz da Norwegian ao veículo de notícias.

Cerca de 50 embarcações das três companhias estavam programadas para atracarem em São Petersburgo entre junho e setembro de 2022. Os dados são da agência de notícias Reuters.

A britânica Cunard Line informou na última segunda-feira (28) que também fará alterações no roteiro, mas não divulgou quais cidades  serão removidas do roteiro das embarcações e nem quais portos serão os substitutos. A empresa também citou as preocupações com a segurança na região.

A companhia americana Atlas Ocean Voyages, que navega sob bandeira portuguesa, substituiu São Petersburgo por paradas em Kotka e Mariehamn, na Finlândia e também Saaremaa, na Estônia.

“Com as turbulências no Leste Europeu, tivemos que ajustar nossas viagens e substituímos nossas escalas na Rússia por igualmente empolgantes e encantadores destinos na Finlândia e na Estônia. Viajantes aproveitarão estes destinos únicos e raramente visitados com excursões imersivas na costa”, comunicou o presidente da companhia, Alberto Aliberti, à Travel and Leisure.

Já a Viking Cruises, tinha cruzeiros marcados para sair de Kiev, que passam pelo Mar Negro e chegam a Bucareste na Romênia, no calendário de 2022 da companhia. Todas as partidas desse ponto foram canceladas.