Escadarias íngremes, telhados de casas e ônibus estacionados. Tudo isso se transforma em obstáculo na disputa do principal torneio de downhill urbano da América do Sul, o Red Bull Valparaíso Cerro Abajo.
+ Red Bull TV anuncia fim de parceira com Copa do Mundo de MTB
+ Mountain bike downhill: Reece Wilson sofre acidente épico
+ 8 dicas para iniciantes no mountain bike
No Chile, competidores de diversas nações – incluindo três brasileiros – encaram as ladeiras da cidade mais colorida do País, em alta velocidade, de olho no título da competição.
Em 2022, a 17ª edição promete ser ainda mais especial e disputada. De volta após três anos, o evento traz um embate de gigantes: o ‘Rei do Porto’ Pedro Ferreira e a lenda da modalidade, o tcheco Tomas Slavik.
O público brasileiro poderá acompanhar todas as emoções ao vivo, neste domingo (27), a partir das 15h30 (horário de Brasília).
Ao vivo:
Atual campeão do evento e competindo em casa, Pedro Ferreira pode se tornar o segundo chileno a ganhar duas vezes a prova, a mais tradicional da América Sul, que já revelou grandes nomes do ciclismo e é imprevisível até a última curva.
“Ter ganhado em 2019 foi uma sensação incrível para mim. É algo que busquei a minha vida toda e, desde então, não mais parei de treinar. Eu participei de várias corridas este ano e creio que essa é a chave para obter um bom resultado (no final de semana)”, afirma o atleta.
Já Slavik, que sofreu uma forte queda em 2019, ainda nutre as cicatrizes do período e, por isso, abdicou de torneios e focou apenas em treinamentos visando ao Red Bull Valparaíso Cerro Abajo.
“O evento significa muito para mim e, neste ano, é o meu principal objetivo. Todos os meus esforços estão postos nele. Eu não participei de outras corridas, pois não queria distrações. Espero terminar a prova com um bom resultado”, afirma Tomas, que possui dois títulos do campeonato.
Tricampeão da Copa América, Gabriel Giovannini representará o Brasil na competição de downhill urbano, assim como Leonardo Becher e Lucas Borba, ambos que já foram campeões Pan-Americano Jr de downhill. Outros postulantes ao lugar mais alto do pódio são os chilenos Felipe Agurto e Matías Núñez, vice-campeões em 2019 e 2018, respectivamente, e Pedro Burns.
Em 2022, o evento apresentará algumas mudanças no circuito, como a largada, que acontecerá no início da escadaria de Bocaccio, local que justamente Slavik se acidentou em 2019. Já atrações clássicas, como a passagem por Faro Azúl e Plaza Bismarck, estão mantidas.