Algumas regras para a entrada de viajantes internacionais mudaram em alguns países depois da intensa proliferação da variante ômicron pelo mundo. Quem quer viajar para a Europa precisa ficar atento às regras dos países sobre a pandemia. Dependendo do lugar, diferentes comprovantes são necessários para a entrada.
+ Após 2 anos de restrições, Austrália reabre fronteiras; veja regras
+ Nova Zelândia só vai reabrir fronteiras em abril de 2022
+ Indonésia flexibiliza entrada de estrangeiros em Bali
Na maioria deles, basta apresentar a carteira de vacinação contra a covid-19 com as duas doses. Feito isso, outras documentações e até mesmo o teste negativo são dispensados, na maior parte dos países europeus. No entanto, alguns países ainda não liberaram a entrada de brasileiros e outros têm restrições com relação à coronavac.
Confira as regras para a entrada e circulação na Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal.
Vacinação
A Alemanha também exige vacinação completa ou teste negativo de PCR ou antígeno para a entrada no país. A diferença é que será necessário fazer um cadastro no site antes da chegada, já que a quarentena de 10 dias após a entrada no país é dispensada para quem tem o registro. Confira aqui a lista completa de quem pode entrar no país.
Na França, o viajante que apresentar esquema vacinal completo e uma declaração solene de não possuir qualquer sintoma da covid-19 ou não ter tido contato com nenhum infectado pode entrar no país.
Quem for viajar para a Inglaterra também não precisa fazer teste caso tenha a vacinação completa. Porém, precisa preencher o Formulário de Localização de passageiro 48 horas antes da sua chegada.
A Itália só permite a entrada de brasileiros por motivos específicos de trabalho, saúde, estudo, urgência absoluta ou retorno ao domicílio, casa ou residência. Não é permitida a entrada de brasileiros no país por motivos de turismo. Saiba mais detalhes aqui.
Portugal permite a entrada de brasileiros vacinados sem necessidade de quarentena ou apresentação de testes.
Onde a coronavac é permitida?
Outra informação para ficar atento é se os países reconhecem ou não a coronavac como imunizante.
Portugal não aceita o imunizante fabricado na China e aplicado no Brasil. Já a Alemanha tem restrições e só aceita a vacina caso o viajante tenha necessidade comprovada ou em caso de trânsito no aeroporto. Será necessário também um teste PCR/Antígeno negativo.
A França aceita sem restrições quem tenha tomado a coronavac e mais uma dose de reforço de Pfizer. Espanha e Inglaterra aceitam a coronavac sem restrições.
Não vacinados
Em caso de pessoas não vacinadas, as regras são diferentes.
Na Alemanha ela só vai conseguir entrar se tiver necessidade comprovada. Também vai precisar de um teste PCR/Antígeno negativo nas últimas 48 horas. Também pode ser necessária uma quarentena de 10 dias.
Na Espanha, o turismo não está liberado para não-vacinados. A entrada no país só será liberada para quem tem viagem considerada essencial, e também deve ser apresentado um teste negativo em espanhol ou inglês. Confira todas as informações no site da embaixada da Espanha no Brasil.
Quem não estiver com o ciclo de vacinação completo vai precisar apresentar justificativa de viagem para a França. O certificado que deverá ser preenchido pode ser encontrado aqui. Também será necessário um teste negativo feito dentro de 48 horas.
Na Inglaterra, também será necessário que o passageiro apresente teste negativo. Além disso, deverá reservar e pagar mais dois testes, que precisará ser realizado no segundo e no oitavo dia no país.
Outro país que exige a testagem antes e depois da chegada de não-vacinados é Portugal.