A patinadora Irene Schouten conquistou neste sábado (19) sua quarta medalha nos Jogos de Inverno, sendo a terceira de ouro, depois que obteve vitória na largada em massa no photo finish, na patinação de velocidade. A atleta venceu as provas dos 3000m e dos 5000m, obtendo em sua carreira cinco medalhas olímpicas. Já na ala masculina, o atleta Bart Swings ganhou o primeiro ouro da Bélgica no esporte.
+ Manex Silva fica em 58º lugar na prova de largada em massa do cross-country
+ Brasil avança no bobsled e busca vaga na descida final dos Jogos de Pequim
+ Barron Mamiya e Brisa Hennessy vencem em Sunset Beach; Caio Ibelli fica em 3º
No início da disputa a canadense Valerie Maltais estava dominando a competição, passando dois sprints na frente. No último sprint, a atual campeã mundial e também neerladesa, Marijke Groenewoud acabou caindo e a disputa foi para o final indefinida.
Schouten disparou na última volta ao lado de Ivanie Blondin (CAN) e Francesca Lollobrigida (ITA), com as três disputando a todo vapor ao ouro. A neerlandesa conseguiu colocar o pé na frente e pode celebrar mais um título para a conta. Irene conseguiu fazer 60 pontos, Blondin 40 e Lollobrigida 20.
No time masculino, Bart conseguiu se manter na frente durante toda a prova, tendo como pior colocação o sexto lugar. O atleta passou no segundo e no terceiro sprint entre os três primeiros competidores, acumulando três pontos.
Quando o sino tocou na última volta, o belga acelerou e ultrapassou os dois sul-coreanos, vencendo a modalidade no photo finish, com apenas seis centésimos de diferença entre os adversários. Chung Jae Won pegou medalha de prata e Lee Seung Honn levou o bronze.