Escalador italiano morre após avalanche no Cerro Torre, Patagônia

Por Redação

Foto: Shutterstock.

O escalador italiano Corrado Pesce, 41 anos, conhecido como “Korra“, perdeu a vida depois de ser atingido por uma avalanche e ficar gravemente ferido no Cerro Torre, Patagônia.

+ Vídeo mostra snowboarder sendo arrastado por avalanche
+ Homem completa caminhada da Patagônia até o Alasca

+ As mudanças climáticas estão deixando os Alpes mais perigosos

Corrado estava com o guia argentino Tomás Aguiló na face leste da montanha, de 3.100 metros de altura, quando foi surpreendido por uma avalanche por volta das 6 horas da manhã da última sexta-feira (28).

O italiano ficou gravemente ferido com o acidente e acabou perdendo todo o seu equipamento. Com a ajuda de Aguiló, ele conseguiu chegar até um refúgio conhecido como “Box de los Ingleses”.

Tomas desceu a montanha em busca de socorro e foi capaz de acionar o resgate graças a um dispositivo de localização via satélite. Ele conseguiu ser resgatado algumas horas depois.

No entanto, devido às más condições do tempo, as equipes de resgate não conseguiram chegar até Corrado, que ficou no abrigo sem comida e muito ferido. De acordo com a agência de notícias Ansa, seu corpo acabou identificado por um drone já sem vida 40 horas depois do acidente.

“Só hoje (domingo) conseguimos ampliar as imagens de um drone que sobrevoou a área do acidente. O corpo de Pesce foi visto deslizado 50 metros sob a plataforma onde passou a noite. Nessa altura, e sem proteção adequada, a morte por hipotermia acontece após no máximo duas horas”, disse a médica argentina Carolina Codo, chefe de operações do Centro de Resgate El Chaltén.

“Korra” trabalhava como guia de montanha em Chamonix, França. O acidente de sexta-feira soma-se à tragédia que custou a vida de um escalador alemão em 6 de janeiro, também como resultado de uma avalanche no Cerro Torre.