O ciclista colombiano Egan Bernal, atual campeão do Giro d’Italia e vencedor do Tour de France em 2019, passou por três cirurgias depois de um grave acidente sofrido durante uma sessão de treinamento na última segunda-feira (24).
+ Quem são os ciclistas mais bem pagos do mundo?
+ 7 destinos de viagem que ficam melhores de bike
+ Crianças formam “bonde” de bicicletas para ir à escola
Bernal, 25 anos, colidiu contra um ônibus enquanto andava de bicicleta com seus companheiros de equipe Ineos Grenadiers nos arredores de Bogotá. De acordo com um comunicado de imprensa da sua equipe, Bernal fraturou uma vértebra, o fêmur direito, várias costelas e a patela direita. Ele também sofreu trauma torácico e teve o pulmão perfurado.
“Ele está agora em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde outras possíveis lesões secundárias estão sendo tratadas, bem como a resposta de seu corpo ao trauma”, disse o comunicado distribuído na manhã da última terça (25).
Bernal estava participando de um campo de treinamento organizado com os companheiros de equipe quando ocorreu a colisão. De acordo com vários relatos, o ônibus parou para descarregar passageiros e Bernal bateu nele em alta velocidade. Equipes de emergência o levaram para a Clínica Universidad La Sabana, na cidade de Chia, onde os médicos o operaram.
No início deste mês, Bernal e seus companheiros de equipe quase haviam sido atropelados por um motorista nas estradas colombianas.
O acidente marca um grande revés para a maior estrela internacional do ciclismo do país. Em 2019, Bernal tornou-se o primeiro ciclista de seu país a vencer o Tour de France. O triunfo colocou Bernal em um papel de liderança na equipe de ciclismo britânica Ineos Grenadiers, que venceu seis das sete edições anteriores do Tour.
Em 2021, Bernal venceu o prestigioso Giro d’Italia e colocou seu nome entre os grandes campeões do ciclismo.
Ele estava pronto para liderar a Ineos Grenadiers no Tour de France em julho e deveria começar a campanha de ciclismo de 2022 no Tour de La Provence da França, em fevereiro. Agora, seu cronograma de recuperação não é claro, e nem a equipe nem os médicos sabem como as lesões afetarão seu futuro no esporte.
Houve uma onda de apoio do mundo do ciclismo após as notícias de Egan Bernal e o acidente, com o ex-companheiro de equipe Chris Froome, a estrela eslovaca Peter Sagan e o compatriota Nairo Quintana entre os que lhe desejaram uma rápida recuperação.
I'm sending @Eganbernal my warmest wishes for a speedy recovery. Egan, I look forward to seeing you bounce back stronger than ever and sharing the road with you wherever we race!
— Peter Sagan (@petosagan) January 25, 2022
My thoughts are with Egan and his family today ❤️ pic.twitter.com/cbJ0YeJzfq
— Chris Froome (@chrisfroome) January 25, 2022
Envío a mi colega @EganBernal un abrazo de fortaleza, soy consciente de lo que conlleva este tipo de situaciones, así mismo sé que siempre es posible levantarse y continuar con más fuerza. ¡Pronta recuperación!
— NairoQuinCo (@NairoQuinCo) January 24, 2022
Com informações da Outside USA.