Atleta dos EUA será primeira pessoa não-binária a disputar uma Olimpíada de Inverno

Por Redação

Atleta dos EUA será primeira pessoa não-binária a disputar uma Olimpíada de Inverno | Go Outside
Foto: Reprodução/Instagram

A Olimpíada de Inverno deste ano contará, pela primeira vez, com a participação de uma pessoa abertamente não-binária nos Jogos. Timothy LeDuc, patinador/a artístico/a, de 31 anos, vai representar os Estados Unidos no evento que acontece em Pequim de 4 a 20 de fevereiro.

+ Jogos de Inverno 2022: Tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Pequim
+ Filme conta história de pessoa escaladora trans não-binária

A equipe de Patinação Artística dos EUA anunciou no sábado (8) que que LeDuc fará dupla com Ashley Cain-Gribble para competir nos Jogos.

“Minha esperança é que, quando as pessoas virem minha história, não se concentrem em mim e digam: ‘Oh, Timothy é a primeira pessoa não-binária a alcançar esse nível de sucesso no esporte'”, disse LeDuc durante uma entrevista coletiva, segundo informações da NBC Sports.

“Minha esperança é que a narrativa mude mais para: que pessoas queer possam ser assumidas e bem-sucedidas nos esportes. Sempre estivemos aqui, sempre fizemos parte do esporte. Só que nem sempre conseguimos ser assumidos”, completou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBCLX (@nbclx)

Em 2019, LeDuc se tornou o/a primeiro/a atleta abertamente gay a ganhar o ouro em um evento de duplas nos EUA, de acordo com o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.

“Acho que queremos dedicar essas performances e esse título a todas as pessoas que sentiram que não pertenciam – ou foram informadas de que não pertenciam – a este esporte”, disse Cain-Gribble durante a coletiva de imprensa. “Muitas vezes nos disseram isso, mesmo quando nos unimos.”

A estreia de LeDuc como primeira pessoa não-binária a competir em uma Olimpíada de Inverno acontece no dia 4 de fevereiro.