Afinal, doces sem açúcar são mais saudáveis?

Afinal, doces sem açúcar são mais saudáveis?
Foto: Rawpixel

Você sabe que barras de chocolate cheias de açúcar não são tão boas. Então, doces sem açúcar devem ser melhores, certo? Mas não é bem assim.

+ O mel é melhor que o açúcar?

+ SP planeja trilha com 170 km de extensão em região pouco conhecida da cidade

+ A trajetória de Gabriel Medina no tricampeonato mundial

“Eles ainda são doces”, diz Alyssa Lavy, nutricionista dos Estados Unidos, para a “Women’s Health”, de onde são as informações. Embora possa não ter a mesma quantidade de açúcar que a alternativa adoçada convencionalmente, ainda é escassa no departamento de nutrição. “Os doces regulares e sem açúcar podem se encaixar em uma dieta equilibrada”, indica. Confira a seguir mais detalhes sobre esses alimentos.

Qual é a diferença entre doces sem açúcar e adoçados?
“Doces sem açúcar podem ser adoçados com uma variedade de alternativas”, explica Lavy. Ela está falando de adoçantes artificiais, como sacarina, aspartame e sucralose; álcoois de açúcar, tais como eritritol, manitol, xilitol e sorbitol; ou aditivos alimentares, como maltodextrina.

Até agora, esses substitutos não provaram ser mais saudáveis do que o açúcar tradicional. “De fato, alguns deles, incluindo adoçantes artificiais, têm sido associados a uma possível alteração no microbioma intestinal – ou à coleta de organismos no trato digestivo que protegem o organismo contra vírus e doenças”, diz Lavy.

“Outros substitutos do açúcar, especialmente os álcoois de açúcar, podem causar gases, inchaço e diarreia em algumas pessoas”, completa.

A especialista recomenda ler as informações nutricionais — mesmo que seja um doce sem açúcar — e checar especificamente o que o doce leva para compensar a falta do açúcar, qual o tamanho recomendado da porção e a quantidade de calorias, gorduras saturadas e carboidratos. Essas indicações são fundamentais para pessoas diabéticas que precisam monitorar os níveis de açúcar no sangue.

“Sem açúcar” não significa necessariamente “livre de carboidratos”, segundo Lavy. Isso porque algumas alternativas às coisas doces, como açúcar-álcool e maltodextrina, ainda são carboidratos.

E, claro, calorias e gordura ainda são calorias e gordura. Um monte de doces sem açúcar tem números semelhantes aos doces regulares nesses departamentos. Além disso, Lavy diz que muitas pessoas se dão permissão para comer todos os doces sem açúcar de uma só vez, porque acreditam serem melhores. No entanto, a moderação ainda é importante.