O final do ano chegou e com ele as festas e comemorações, e claro, a ceia de fim de ano cheia de coisas gostosas. Mas se você quer evitar os excessos e manter os resultados das rotinas de treinos que teve ao longo do ano, é possível desenvolver algumas alternativas para não fazer grandes sacrifícios e aproveitar bastante com a família e amigos.
+ Onde passar o réveillon: cidades para ficar perto da natureza no ano novo
+ Pare com as promessas de ano novo e adote hábitos
+ #DeRolê no Camboja: dicas para conhecer o país rico em templos e praias paradisíacas
Então vale a pena relembrar algumas dicas básicas:
- Se for beber, procure alternar sua bebida sempre com água;
- Não esqueça das saladas na ceia e no almoço de Natal. Esses alimentos saciam sem acrescentar calorias extras;
- Escolha sua sobremesa favorita para comer, assim você evita o consumo exagerado de doces;
- Mantenha seu prato equilibrado com a escolha de uma proteína (carnes em geral ou alguma proteína vegetal como lentilha, por exemplo) + uma fibra (verduras e legumes) + um carboidrato (se for o caso) como arroz integral ou raízes como mandioquinha, por exemplo.
Se depois de todas essas dicas, você ainda exagerou um pouco, não se culpe! Retome sua atividade física e alimentação equilibrada no dia seguinte e lembre-se que não é o abuso de 1 dia que fará você perder seus resultados!
Se você quer uma ideia para uma ceia saudável, deixo abaixo algumas receitas saborosas e nutritivas!
Salada de pupunha
Para a salada
Ingredientes:
1 maço de alface-crespa;
8 folhas de radicchio;
400 g de palmito pupunha.
Preparo:
Lave bem as folhas com água corrente. Em uma tigela, deixe-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas sem escorrer a água, assim, as “sujeirinhas” ficam no fundo da tigela. Com uma faquinha afiada, retire a casca do palmito e deixe apenas o miolo macio. Corte-o em tirinhas. Repita o procedimento com todos os talos. Em uma travessa, coloque as folhas de alface no fundo, as tiras de palmito no centro e termine de decorar com as folhas de radicchio. Sirva com o molho.
Para o molho
Ingredientes:
1 ramo de salsinha (somente as folhas);
1 ramo de alecrim (somente as folhas);
1 ramo de sálvia (somente as folhas);
1 ramo de tomilho (somente as folhas);
1 ramo de manjericão (somente as folhas);
1 xícara (chá) de azeite;
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco;
sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo:
No liquidificar, bata todos os ingredientes até obter um molho homogêneo. Coloque em uma tigela e sirva à parte.
Peru laqueado com molho oriental
Para o peru
Ingredientes:
1 peru de 6,5 a 7,0 kg;
360 ml de shoyu light (molho de soja);
1/3 xícara (chá) de mel;
6 grãos de pimenta-do-reino quebrados;
3 colheres (sopa) de gengibre fresco picado;
2 dentes de alho amassados;
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco;
1/4 xícara (chá) de água quente;
1 porção de farofa de maracujá com castanhas-de-caju (ver abaixo receita).
Preparo:
Retire do peru o saquinho com os miúdos. Se quiser, guarde para outro preparo. Em uma tigela grande, misture o shoyu, o mel, as pimentas quebradas, o gengibre picado, o alho, o vinagre de vinho branco e a água quente. Coloque o peru, cubra com filme e deixe na geladeira por 12 horas, virando a cada 4 horas. Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Retire o peru da marinada e enxugue com um pano limpo. Recheie-o com a farofa de maracujá (receita abaixo). Costure a fenda com uma agulha grossa de arremate de tricô e barbante fino. Transfira o peru para uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido para assar por 60 minutos. Retire o papel-alumínio e aumente a temperatura para 200ºC (temperatura alta). O tempo para assar depende do peso do peru (na receita o peru tem 6,5 kg e assou em 4 horas), alguns possuem um termômetro para avisar se está pronto. Quando estiver assado, retire do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar por 15 minutos. Sobre uma tábua, fatie o peru e sirva com o molho.
Para o molho
Ingredientes:
1 xícara (chá) de caldo de galinha caseiro;
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco;
1/2 xícara (chá) de suco de laranja;
1/2 xícara (chá) de ameixas-pretas sem caroço;
1 pitada de noz-moscada ralada;
1 colher (chá) de canela em pó;
1 colher (chá) de gengibre em pó;
1 colher (chá) de açúcar mascavo ou demerara;
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto.
Preparo:
Em uma panela, coloque o caldo de galinha, o vinho e o suco de laranja. Leve ao fogo médio. Quando ferver, adicione as ameixas e deixe cozinhar por 5 minutos. Abaixe o fogo e coloque o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar por mais 5 minutos e retire do fogo. Quando esfriar, bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Volte à panela e leve ao fogo médio para aquecer. Sirva quente com o peru.
Farofa de maracujá com castanhas-de-caju
Ingredientes:
2 maracujás azedos;
100 g de manteiga;
2 cebolas médias em fatias finas;
500 g de farinha de mandioca;
1/2 xícara (chá) de uvas-passas;
1 xícara (chá) de castanhas-de-caju;
sal e pimenta-do-reino a gosto.
Preparo:
Corte os maracujás ao meio. Retire a polpa e passe por uma peneira, esfregando com uma colher. Reserve o suco e as sementes. Em uma panela, coloque a manteiga e o bacon e leve ao fogo médio. Quando começar a dourar, junte as sementes do maracujá e refogue rapidamente. Acrescente a cebola e cozinhe por 2 minutos. Adicione a farinha de mandioca, as uvas-passas, as castanhas-de-caju e misture bem. Regue com o suco de maracujá e deixe cozinhar por mais alguns minutos, mexendo sempre. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir.
Manga grelhada com sorvete de banana
Para o sorvete de banana
Ingredientes:
5 bananas-prata
Preparo:
Descasque e corte as bananas em 3 pedaços. Coloque num saco plástico e deixe no congelador por no mínimo 4 horas. Retire do congelador e deixe descongelar por cerca de 5 minutos. Este processo é muito importante, pois se as bananas estiverem muito duras, o processador de alimentos poderá ser danificado ou, até mesmo, queimar. No processador de alimentos, bata as bananas até obter um creme homogêneo. A princípio parece que não vai dar liga, mas seja paciente e bata mais um pouco. O resultado será um sorvete cremoso, saboroso e saudável.
Para a manga grelhada e para a calda
Ingredientes:
2 mangas maduras;
suco de 1/2 limão;
açúcar demerara ou mascavo a gosto;
cravo e canela em pau a gosto;
licor Grand Marnier a gosto (opcional);
folhas de hortelã para decorar.
Preparo:
Descasque e corte as mangas em fatias de 1 cm de espessura. Com um cortador redondo ou faca, corte as fatias em rodelas. Se preferir, use a boca de um copo para cortar as rodelas de manga. Pique as sobras de manga em cubinhos e coloque-as numa panela. Cubra com água, acrescente o suco de 1/2 limão e tempere com um pouco de açúcar, cravo e canela. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 5 minutos. Retire as especiarias e bata os cubinhos de manga no liquidificador. Reserve. Em uma grelha quente, disponha as rodelas de manga. Se quiser, antes de colocar na grelha, pincele-as com um pouco de um licor, como Grand Marnier. Deixe grelhar apenas de um lado e retire. Para servir, coloque uma bola do sorvete entre duas rodelas de manga grelhada. Regue com um pouco da calda de manga e decore com folhas de hortelã.
*Receitas adaptadas do livro de Natal do site Panelinha.