Faz um tempo que as viagens de luxo deixaram de ser um grande sonho de consumo das pessoas e foram trocadas por roteiros mais aventureiros no meio da natureza, com atividades bem radicais e até com propósitos para além do desafio físico, como a busca por autoconhecimento, por exemplo. E é com propósitos como esse que a agência de viagem Black Tomato surgiu.
+ #DeRolê na Pacific Crest Trail: dicas para seguir a trilha mais bonita e desafiadora dos EUA
+ Onde passar o réveillon: cidades para ficar perto da natureza no ano novo
+ #365para42: Por onde começar para fazer uma maratona
Tom Marchant, James Merrett e Matt Smith, amigos e viajantes experientes, encontraram-se no nordeste de Queensland, Austrália, no início dos anos 2000. Eles decidiram criar um negócio juntos com base na ideia empolgante de fazer a curadoria de viagens de uma forma completamente diferente da que estava então no mercado.
Eles lançaram o Black Tomato em 2005 com o objetivo de construir uma empresa de viagens e uma marca que refletisse exatamente as necessidades, desejos e personalidades dos clientes potenciais que eles sabiam que estavam lá. Basicamente, eles próprios eram o cliente do protótipo.
Foco na sustentabilidade
Além de focar em roteiros que dêem match com seus clientes e suas rotinas, a empresa também acredita que as viagens podem gerar uma influência positiva não apenas para quem visita determinado local, mas para os destinos que os recebem.
As viagens sempre ajudaram a financiar as economias locais e, nos últimos anos, em particular, tornaram-se cada vez mais adeptas da preservação da cultura e do apoio à conservação de terras e proteção dos ecossistemas.
“Ele cria a conexão de humano com humano e de humano com a natureza de que o mundo precisa agora”, apontam em seu site.
Além disso, eles ficam de olho nos projetos de compensação de carbono certificados pelo Padrão Ouro na ONU, e a cada trimestre dão uma ajuda. Nos trimestre anteriores eles compensaram as emissões de carbono através da compra de fogões de cozinha com baixo consumo de combustível no Quênia, financiando um projeto eólico na Índia e apoiando um projeto de reflorestamento no Panamá.
O roteiro inusitado para ‘se perder’ da Black Tomato
Para quem adora uma aventura e uma novidade o serviço “Get Lost” (se perder na tradução para o português) pode ser o grande diferencial dessa empresa.
Com base no conhecido ditado “às vezes você precisa se perder para se encontrar”, o serviço get lost da Black Tomato é a experiência definitiva para ajudar as pessoas a se desconectarem, se envolverem no momento e se esforçarem para alcançar uma sensação verdadeiramente maravilhosa de satisfação.
Esse serviço promete levar as pessoas para destinos desconhecidos e inexplorados, que as obriguem a explorar seu caminho por eles. Além da sensação de estar completamente perdido, o cliente partirá (sob a supervisão distante de uma equipe de apoio dedicada) para encontrar seu aço interior, crenças e paixão para se conduzir até o fim da jornada.
Como funciona?
Depois de preencher o formulário de consulta, o cliente será primeiramente consultado por um especialista em viagens do programa para que ele saiba quão perdido a pessoa deseja estar.
A única informação que o cliente terá é o ambiente que ele deseja se perder. Apesar da grande variedade de países que podem se adaptar perfeitamente ao ambiente escolhido, o cliente só saberá para onde está indo quando chegar ao destino.
Ainda há a opção de deixar que os especialistas da empresa definam que tipo de ambientação você “se perderá”. Dentre elas, a empresa possui roteiros em ambientação:
- Polar;
- Selva;
- Deserto;
- Montanha;
- Litoral.
Depois de definir a ambientação, a Black Tomato fornecerá conselhos sobre quais sessões de treinamento serão necessárias ou organizará sessões no desembarque, preparando-o para uma jornada de sucesso à frente.
A empresa fará o transporte até o destino em um translado particular e também fornecerá um kit com equipamentos necessários para que o roteiro seja feito com sucesso.
Todos o roteiro será monitorado de perto pelas equipes experientes da empresa, mas ficaram escondidos o suficiente para que o viajante não possa os ver.
O guia da viagem será o seu próprio coração, sempre traçando caminhos através de uma série de pontos de check-in mapeados usando a tecnologia de navegação inovadora de da what3words.
Preço
Os preços variam de acordo com o quanto você deseja se perder, o destino e os requisitos logísticos, mas o preço cotado incluirá um planejamento abrangente da viagem, configuração da viagem e toda a logística interna do país.
Este preço também inclui um guia principal de classe mundial que é um especialista no ambiente escolhido e uma extensa equipe de suporte guia local. Mais uma vez, dependendo de quanto você deseja perder, o preço incluirá treinamento e equipamento técnico, todas as viagens domésticas, incluindo todos os voos necessários como parte de sua viagem e sua acomodação. A maioria das refeições e bebidas também estarão incluídas. Para quem tem interesse, é possível fazer um orçamento.
Roteiro para todos
Além do roteiro inusitado para quem quer se perder, eles ainda oferecem experiências completas para famílias, casais e solo para quem deseja aproveitar paisagens bonitas e curtir atividades nunca feitas antes.