Confira ideias de lanches saudáveis para comer ao longo do dia

lanches saudáveis
Foto: Rawpixel

Se você costuma ter dias bem agitados ou até mesmo é aquele tipo de pessoa que adora ficar beliscando uma besteirinha enquanto enfrenta a correria do dia a dia, que tal escolher lanches saudáveis que contribuirão para sua boa saúde? Então confira as dicas!

+ 5 lanches saudáveis para turbinar a sua próxima aventura

+ Skincare: Aprenda a identificar o expert ideal para te dar dicas seguras sobre sua pele

+ Cinco dicas de nutrição para o surfista

A nutricionista clinica Gabriela Lima Vasques confirma que a fome excessiva, mesmo depois de realizar as três principais refeições do dia pode se dar por maus hábitos na dieta alimentar.

“Uma alimentação pobre em fibras, rica em carboidratos e com pouca proteína, são alguns motivos que fazem as pessoas a sentirem fome o tempo inteiro. Além disso, comer rápido pode acabar influenciando esse processo”.

Fazer pausas durante o dia são importantes para nos ajudar a recarregar as energias e dar continuidade às tarefas. Mas é nesse momento de “ócio criativo” que as pessoas acabam comendo e beliscando qualquer coisa que vejam pela frente e isso pode atrapalhar não somente a sua dieta, como também contribuir para que sua alimentação seja pobre em nutrientes.

Os especialistas afirmam que, ter o hábito de adicionar lanches entre as principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar), pode ajudar a manter em harmonia os nossos níveis de glicose, insulina, colesterol e até mesmo são benéficos para os hormônios ligados à saciedade.

lanches saudáveis
Foto: Rawpixel

“O fracionamento das refeições pode trazer inúmeros benefícios para o individuo, e muitas vezes fazer aquele lanchinho no meio da manhã ou a tarde pode auxiliar na saúde”, afirma Gabriela.

A falta de tempo no dia a dia acaba fazendo com que algumas pessoas escolham opções mais fáceis e menos nutritivas, mas com um bom planejamento é possível fazer lanches mais saudáveis e saborosos quando bate aquela fominha ao longo do dia.

“É sempre bom optar para o lanche da manhã ou lanches da tarde, frutas que além de serem saudáveis são muito praticas e podem ser levadas para qualquer lugar”, comenta a nutricionista. “Oleaginosas (castanha do Brasil, amêndoas, castanha de caju), frutas secas, iogurtes naturais também são interessantes para lanche. É importante evitar produtos industrializados, que podem prejudicar a saúde e até mesmo a dieta”, conclui.

Então se liga nessa lista com lanchinhos perfeitos para você comer tanto pela manhã, quanto pela tarde. E o melhor, com ótimos nutrientes para ajudar a controlar os níveis de insulina, pra você comer tranquilo e não cair na pira de comer de novo sem necessidade.

Crepioca

A crepioca é um dos lanches mais fáceis de preparar e além de garantir saciedade, a junção da farinha de tapioca com o ovo rende um lanche bem saboroso, ideal para qualquer hora do dia.

O segredo no preparo da crepioca é bater bem os ovos afim de eliminar o cheio, depois basta adicionar uma colher de farinha de tapioca, sal e temperos a gosto. Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente e deixe até dourar, virando na frigideira até que ambos os lados estejam igualmente dourados. Para deixar ainda mais gostoso, você pode rechear o lanche ou até mesmo comer com folhas verdes e tomate.

Grão-de-bico assado

Esse lanchinho é rico em proteína vegetal e fibras, além de também proporcionar saciedade, é ótimo para quem gosta de algo mais salgadinho.

Para facilitar ainda mais o processo, opte pelo grão-de-bico enlatado, você vai precisar apenas lavar e deixar escorrendo por alguns minutos. Depois, adicionando-os em uma forma para assar, basta colocar os grãos e temperar com seus temperos favoritos. Antes de levar ao forno, adicione um fio de azeito por cima de todos os grãos. Asse por 20 minutos a 220°C.

Se você tiver apenas a opção do grão cru em casa, basta deixá-lo de molho de um dia para o outro, cozinhar um pouco de sal na panela de pressão por aproximadamente 40 minutos, escorrer, temperar e realizar o processo para assar.

Pipoca caseira

A pipoca talvez seja o lanche mais popular, né? afinal, quem não adora assistir um filme acompanhado de uma boa pipoca. Mas, para quem não está acostumado, a pipoca caseira pode ser um ótimo lanchinho para comer ao longo do dia, quando bate aquela fome.

Além de ser bem gostosa, ela é rica em fibras, ajuda a melhorar a função intestinal e claro, ainda tira aquela vontade de comer um salgadinho. Mas é importante ressaltar que a opção de pipoca deve ser a tradicional, natural, que é feita na panela, e não as industrializadas que são cheias de aditivos químicos e sal.

Panqueca de banana com aveia

Esse lanche é outra opção bem gostosa e saudável para comer no dia a dia. A junção das bananas com a aveia podem servir uma alimentação rica em carboidrato, proteína, fibras e potássio.

Para preparar as panquecas é bem fácil, você vai precisar de:

  • Ovo;
  • Banana;
  • Aveia em flocos;
  • Canela.

Bata a clara de um ovo, amasse uma banana prata e adicione a mistura uma colher de aveia em flocos. Depois de deixar tudo homogêneo, acrescente uma pitada de canela e faça as panquecas em uma frigideira antiaderente. Deixe na panela até que fique dourado dos dois lados.

Chocolate amargo

Comer o chocolate em pequenas porções auxiliam com a ansiedade e a melhorar a função cognitiva. Além disso, liberam o hormônio neurotransmissor serotonina, que proporciona a sensação de bem-estar.

O chocolate que possui 65% de concentração de cacau também é rico em magnésio e vitaminas do complexo B. Mas é importante que não ultrapasse um pedaço de 30 gramas. Para ajudar a deixar o apetite mais saciado, você pode comer junto com um pode iogurte natural.