A estudante de direito Cecília Oliveira Gerônimo de 22 anos sofreu um acidente fatal ontem (02/11) na Pedra da Divisa, falésia em São Bento do Sapucaí. De acordo com relatos, um bloco de rocha se soltou da parede e atingiu a estudante. O corpo de bombeiros foi acionado, mas infelizmente ela não resistiu aos ferimentos.
+ Brasileira é destaque em filme sobre racismo e discriminação na escalada
+ Como superar o medo de escalar
Quatro escaladores estavam no setor Corujas conquistando uma via. A via já estava aberta quando um bloco de soltou sem aviso prévio ou ação direta dos escaladores. Em relato aos órgãos oficias os escaladores envolvidos na conquista disseram que “na hora que o bloco se desprendeu não tinha mais ninguém na via, já havíamos finalizado. Por isso, estávamos mais tranquilos na base achando que supostamente estaríamos seguros”. O grupo não havia feito ainda a limpeza da via para tirar eventuais blocos e pedras soltos pois na outra face, abaixo, havia outros escaladores e risco de machucar alguém.
O Corpo de Bombeiros de Campos do Jordão foi acionado por volta de 17h45 do dia do acidente, assim como o grupo de escaladores voluntários da região. A corporação fica a aproximadamente 50 minutos de distância de São Bento do Sapucaí. O setor Corujas, onde ocorreu o acidente, é bastante acidentado, o que fez com que o resgate do corpo pudesse ser feito apenas na manhã de hoje, pelo Corpo de Bombeiros com ajuda do grupo de Escaladores Voluntários, que montaram “linhas de vida” e duplicaram as ancoragens fixas com novas chapeletas. O corpo foi resgatado e transportado em maca da parede até a trilha, após duas manobras de liberação vertical e três manobras de liberação horizontal. Uma vez na trilha outros voluntários ajudaram a carregar a maca até os veículos oficiais, que conduziram o corpo da jovem ao IML.
Cecília era de Pouso Alegre e cursava a Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). A instituição postou no Facebook que “A FDSM lamenta profundamente o falecimento da caríssima aluna Cecília Oliveira Gerônimo”. Amigos e familiares lamentaram o ocorrido com publicações nas redes sociais de Cecília.