Mindfulness para correr melhor: veja como aplicar

Por Graham Averill, da Outside USA

mindfulness correr
Imagem Shutterstock

O mindfulness pode ajudar a correr melhor? Em outubro passado, meia dúzia de corredores percorria as trilhas de terra vermelha do Parque Nacional Joshua Tree, na Califórnia (EUA). Enquanto corriam, alguns deles se concentravam na brisa fresca da manhã soprando em suas pálpebras. Outros notavam a interação entre o ritmo dos pés no chão e o ritmo de sua respiração. Os quilômetros foram passando assim, todos silenciosos e pensativos, durante uma hora de treino. Tudo fazia parte do norte-americano Center for Inner Peace [Centro para a Paz Interior], um retiro de corrida itinerante criado pelo fabricante de óculos de sol e roupas District Vision. Depois, os participantes talvez tenham brincado sobre O Livro Tibetano dos Mortos ou Beyond Jogging [Além do Jogging], livro seminal publicado na década de 1970. Ou, quem sabe?, podem ter mergulhado nus ou participado de um workshop sobre nutrição holística.

+ Veja como as condições climáticas afetam sua velocidade na corrida
+ Comece a correr usando essa planilha

O Center for Inner Peace é apenas uma das muitas iniciativas recentes que exploram a intersecção entre mindfulness, meditação e correr, para ajudar atletas profissionais e amadores a melhorarem a qualidade de vida e talvez até mesmo correr um pouco mais rápido. Mindfulness é vagamente definido como focar no momento atual – e aceitá-lo sem julgamento. A meditação é uma ferramenta para atingir esse estado, levando seus praticantes a trazer a consciência para o presente. Há uma longa tradição de meditação em movimento: qigong e tai chi combinam mindfulness com movimento, e Buda incluiu o caminhar como uma das bases de uma atitude consciente. 

Agora a indústria de corrida está vendendo o movimento da consciência para as massas. Em 2018, a Nike fez uma parceria com a empresa de meditação digital Headspace para produzir corridas guiadas para o aplicativo Nike Run Club. No início de 2020, o aplicativo Asics Studio passou a oferecer aulas de mindfulness. Mais tarde, naquele mesmo ano, a Altra lançou uma série de vídeos dedicados à saúde mental, incluindo um focado em mindfulness, e a suíça On Running postou em seu site “The Sound of Unstoppable”, um vídeo de visualização para maratonistas, acompanhado de um guia de meditação. 

 “A comunidade de corrida está cada vez mais aberta a isso”, diz Max Vallot, um dos fundadores da District Vision. “Para muitos, ser fisicamente apto está profundamente enraizado no estilo de vida. E, por conta da pandemia, temos mais pessoas interessadas em atenção plena e meditação.” Sem competições, corridas em grupo patrocinadas e esportes em equipe, as empresas esportivas estão enfatizando o aspecto mental, em vez de apenas o físico ou social, do esporte.

Mindfulness se tornou uma das bases da District Vision, e, nesse aspecto, a empresa está na vanguarda. Em 2016, começou a promover a meditação pré-corrida para os participantes da Maratona de Nova York, o que levou ao curso online Mindful Athlete. Seus exercícios de corrida são semelhantes à meditação guiada praticada na posição sentada: uma voz calma faz com que os usuários se concentrem em certas sensações, como o ritmo dos pés ou a subida e descida do peito.

As opções no aplicativo Run Club da Nike usam uma abordagem um pouco diferente. Um dos fundadores da Headspace, Andy Puddicombe, lembra os usuários a se concentrarem nos detalhes corporais, enquanto o técnico de corrida da Nike, Chris Bennett, fala sobre metas e pensamentos positivos.

A pesquisa sugere que atenção plena e corrida são uma boa combinação. Foi demonstrado que a meditação e a atividade física melhoram as funções de execução, como planejamento, solução de problemas e autocontrole. Em 2016, pesquisadores da Universidade de Rutgers (EUA) publicaram um estudo indicando que a meditação seguida de exercícios aeróbicos pode reduzir os sintomas de depressão em quase 40%. E há algumas evidências de que incorporar o mindfulness na rotina de treinos pode ajudar você a correr melhor. Um estudo de 2011 descobriu que fazer isso estava associado a ganhos no “recorde pessoal” dos corredores, e um estudo de 2020 com atletas em idade universitária em Taiwan mostrou que os níveis de resistência e habilidades cognitivas melhoraram após cinco semanas de treinamento de mindfulness. Os corredores que completaram esse treinamento aumentaram seu tempo até a exaustão em quase um minuto ao correr em esforço máximo na esteira.

Uma explicação pode ser que os voluntários melhoraram sua postura ou técnicas de respiração. Mas Kriste Peoples, treinadora de corrida e professora de meditação nos EUA, acha que isso tem mais a ver com a aceitação do desconforto. “No mindfulness, somos ensinados a nos voltar para o que é difícil”, diz Kriste. Tentar se distrair da dor em uma corrida longa, como a maioria dos corredores tende a fazer, pode ser contraproducente. “Aquilo ao que você resiste persiste”, afirma. Há evidências para apoiar a ideia: um estudo de 2015 publicado no Journal of Neuroscience mostrou que a meditação ajudou a reduzir a sensibilidade à dor em um ambiente de laboratório.

A maioria dos atletas que pratica mindfulness insiste que o verdadeiro benefício é mental, e não físico. Faz sentido, considerando que tanto a meditação quanto a corrida aliviam o estresse. Um estudo de 2018 sugeriu que o mindfulness pode conduzir atletas de elite a atingirem um estado de flow, a zona onde corpo e mente estão em sincronia, absortos na ação que está sendo executada. Além disso, um estudo de 2009 com corredores amadores descobriu que o treinamento de mindfulness reduz a ansiedade relacionada aos esportes. 

É aí que está a vantagem de fazer meditação. Não se trata de ir mais rápido ou mais longe. “Pensamos em nossos retiros como uma incubadora para a meditação e o mindfulness”, conta Max Vallot do District Vision. “Correr pode envolver tanto treinamento e exploração da mente quanto do corpo.”

Mindfulness para correr

Transforme seu treino diário em meditação com estes recursos

Curso de Atleta Consciente District Vision 2020

Esta série de 16 podcasts combina meditação sentada com corridas guiadas que conduzem os usuários através de exercícios de consciência corporal para ajudar a aprimorar o foco (grátis).

Asics Studio 

A empresa adicionou recentemente 15 aulas de mindfulness ao seu aplicativo para complementar qualquer rotina de exercícios (grátis).

Headspace Move Mode

O aplicativo agora tem um menu completo de aulas de exercícios aeróbicos e exercícios físicos com mindfulness (US$ 13/mês).